Baptismo


O Baptismo porta da vida e do reino, é o primeiro sacramento da Nova Lei que Cristo confiou à Igreja quando disse aos apóstolos: “Ide e ensinai todos os povos, baptizando-os…” (Mt. 28, 19).

O Baptismo é o sacramento pelo qual os indivíduos se tornam membros do Corpo de Cristo que é a Igreja.

  • É o banho da regeneração dos filhos de Deus, que liberta de toda a culpa;
  • É o sacramento da fé, da adesão incondicional à pessoa de Cristo;
  • É o sacramento do testemunho que compromete no anúncio do Evangelho pela vida e pela palavra oportuna; 
  • É o sacramento da comunidade de fé, de esperança e de serviço.

Reunidos a Cristo pelo Baptismo, os cristãos são constituídos em Povo de Deus, feitos novas criaturas pela água e pelo Espírito Santo, sendo chamados de verdade Filhos de Deus.

 Ser cristão, desde o Baptismo, é ser chamado a realizar a vocação mais profunda do homem: filho de Deus, neste mundo e para a eternidade

 CRIANÇAS até à idade escolar

Todos os Pais, podem pedir o Baptismo para os seus filhos desde que se comprometam a educá-los na fé católica. Os bebés devem ser baptizados na Paróquia da residência dos Pais. Se os Pais pretenderem baptizar os seus filhos noutra Igreja Paroquial devem tratar do processo de transferência, na Paróquia onde residem.

A Paróquia garante aos Pais e Padrinhos, uma preparação adequada para a Celebração deste Sacramento.

Os Padrinhos são, perante a Igreja, os garantes da vida cristã da família que apresenta a criança ao Baptismo. Não ignore que não podem ser Padrinhos

  • Os não baptizados
  • Os casados apenas civilmente
  • Os menores de 16 anos

Para a realização do Baptismo de bebés, dever-se-ão ter em conta os seguintes procedimentos, que serão efectuados no Acolhimento Paroquial:

  • Marcação de uma reunião com a Coordenadora Maria Antónia Vasconcelos, na qual serão fixados:

– O dia do Baptismo

–  Uma reunião de Pais e Padrinhos. Nesta reunião serão entregues o pedido de baptismo  e o termo de baptismo, que deverão ser preenchidos pelos Pais.

  • Os Pais deverão apresentar:

– Cópia da Cédula Pessoal

– Cópia do Bilhete de Identidade dos Pais e Padrinhos.

CRIANÇAS  dos 7 aos 13 anos

As crianças em idade escolar, necessitam de uma preparação especial, feita através da Catequese. Contacte uma das Coordenadora das Equipas da  Catequese da Infância e Pré -Adolescência.

ADOLESCENTES E JOVENS dos 14 aos 20 anos

Os jovens fazem a sua preparação para o baptismo, integrados num grupo de jovens. Contacte para o efeito o Coordenador da Equipa da Catequese de Adolescentes e Jovens.

ADULTOS

Quando um adulto desejar receber o baptismo, deve contactar a Equipa de Catequese de Adultos, para poder iniciar um tempo de preparação.