Com este domingo inicia-se um novo tempo litúrgico depois do ciclo de Natal. É o Tempo Comum. Durante os domingos do Tempo Comum que se celebram entre a Epifania e o principio da Qua resma, numa primeira parte, e depois do Pentecostes, numa segunda parte, a Igreja convida os cristãos a refletirem sobre a sua própria vida, dando linhas de orientação para tudo o que é ser cristão. Neste Domingo do Tempo Comum, os cristãos são convidados a pensar na sua vocação. Foram chamados por Deus, responderam generosamente a esse chamamento e é-lhes entregue uma missão. Chamada, resposta e missão são os três momentos essenciais à vocação cristã. Foi assim a vocação de André e de Pedro, a quem o Senhor convidou a segui-lO. A Pedro, Jesus muda-lhe mesmo o nome, uma vez que Simão, irmão de André, será a “pedra” fundamental da Igreja. Jesus dir-lhe-á mesmo um dia: «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja» (Mt 16, 18). Já no Antigo Testamento há sinais identificativos do que é a vocação. O caso de Samuel é paradigmático. Ele ouve a voz de Deus e, finalmente, toda a sua vida consagrada ao projeto divino. Também aqui há a chamada, a resposta, e a missão (primeira leitura). Seguir a vocação é uma proposta feita ao homem todo. Também o corpo é envolvido na missão que ao cristão é confiada. Paulo afirma-o por duas vezes: «Sois membros de Cristo, e o vosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em vós» (Segunda leitura). A liturgia deste dia desafia o cristão a ser fiel à sua vocação e à missão que o Senhor lhe confia.

Monsenhor Vitor Feytor Pinto
*****************************************

LITURGIA DA PALAVRA:

I LEITURA – 1 Sam 3, 3b-10.19

«Falai, Senhor, que o vosso servo escuta»

Leitura do Primeiro Livro de Samuel
Naqueles dias, Samuel dormia no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. O Senhor chamou Samuel e ele respondeu: «Aqui estou». E, correndo para junto de Heli, disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Mas Heli respondeu: «Eu não te chamei; torna a deitar-te». E ele foi deitar-se. O Senhor voltou a chamar Samuel. Samuel levantou-se, foi ter com Heli e disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Heli respondeu: «Não te chamei, meu filho; torna a deitar-te». Samuel ainda não conhecia o Senhor, porque, até então, nunca se lhe tinha manifestado a palavra do Senhor. O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele levantou-se, foi ter com Heli e disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Então Heli compreendeu que era o Senhor que chamava pelo jovem. Disse Heli a Samuel: «Vai deitar-te; e se te chamarem outra vez, responde: ‘Falai, Senhor, que o vosso servo escuta’». Samuel voltou para o seu lugar e deitou-se. O Senhor veio, aproximou-Se e chamou como das outras vezes: «Samuel, Samuel!» E Samuel respondeu: «Falai, Senhor, que o vosso servo escuta». Samuel foi crescendo; o Senhor estava com ele e nenhuma das suas palavras deixou de cumprir-se.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL –  Salmo 39 (40), 2.4ab.7-8a.8b-9.10-11 (R. 8a.9a)

Refrão: Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade. Repete-se

Esperei no Senhor com toda a confiança
e Ele atendeu-me.
Pôs em meus lábios um cântico novo,
um hino de louvor ao nosso Deus. Refrão

Não Vos agradaram sacrifícios nem oblações,
mas abristes-me os ouvidos;
não pedistes holocaustos nem expiações,
então clamei: «Aqui estou». Refrão

«De mim está escrito no livro da Lei
que faça a vossa vontade.
Assim o quero, ó meu Deus,
a vossa lei está no meu coração». Refrão

«Proclamei a justiça na grande assembleia,
não fechei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis.
Não escondi a justiça no fundo do coração,
proclamei a vossa bondade e fidelidade». Refrão

II LEITURA – 1 Cor 6, 13c-15a.17- 20

«Fugi da imoralidade. Quem pratica a imoralidade peca contra o seu próprio corpo.Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós?»

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
Irmãos: O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Aquele que se une ao Senhor constitui com Ele um só Espírito. Fugi da imoralidade. Qualquer outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo; mas o que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós e vos foi dado por Deus? Não pertenceis a vós mesmos, porque fostes resgatados por grande preço: glorificai a Deus no vosso corpo.
Palavra do Senhor.

ALELUIA – Jo 1, 41.17b

Refrão: Aleluia. Repete-se

Encontramos o Messias, que é Jesus Cristo.
Por Ele nos veio a graça e a verdade. Refrão

EVANGELHO – Jo 1, 35-42

«Foram ver onde morava e ficaram com Ele»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, estava João Baptista com dois dos seus discípulos e, vendo Jesus que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus». Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras e seguiram Jesus. Entretanto, Jesus voltou-Se; e, ao ver que O seguiam, disse-lhes: «Que procurais?». Eles responderam: «Rabi – que quer dizer ‘Mestre’ – onde moras?». Disse-lhes Jesus: «Vinde ver». Eles foram ver onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era por volta das quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, foi um dos que ouviram João e seguiram Jesus. Foi procurar primeiro seu irmão Simão e disse-lhe: «Encontrámos o Messias» – que quer dizer ‘Cristo’ –; e levou-o a Jesus. Fitando os olhos nele, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, filho de João. Chamar-te-ás Cefas» – que quer dizer ‘Pedro’.
Palavra da salvação.