Catequese da Infância

Na catequese paroquial queremos apresentar Jesus às crianças e inseri-las na vida da comunidade. Desde os 6 aos 14 anos acompanhamos a infância e a juventude num percurso de fé, e iniciamo-los aos sacramentos da Igreja.

O pedido de entrada na catequese paroquial é feito na última semana de Junho, mediante uma pequena inscrição que se segue a uma apresentação sobre a proposta da catequese. Só aceitamos as crianças cujos pais se prontifiquem a vir a esta apresentação.

Depois os pais têm um encontro com o futuro catequista dos seus filhos, no mês de setembro, para que se conheçam bem, para que falem do seu filho e comecem a estabelecer uma relação com o catequista. Atribuímos grande valor a este primeiro acolhimento no qual ficamos a conhecer-nos mutuamente.

Frequentam a catequese, no ano pastoral 2017/2018 cerca de 500 crianças. A catequese é assegurada por  cerca de 100 catequistas. A coordenação é feita pelo Padre Hugo Gonçalves em reuniões semanais com a equipa coordenadora.

A catequese divide-se em 3 Etapas:

  • 1ª Etapa – 1º,  2º  e 3º Catecismos – Ana Isabel Gameiro, Concha Cassiano Neves e Esperança Silva.
  • 2ª Etapa – 4º, 5º e 6º Catecismo –    Margarida Condado
  • 3ª Etapa – 7º e 8º Catecismos –  Graça Vieira
  • 1ºs Anúncios: são catequeses Kerigmáticas para os meninos que se inscrevem em idades já avançadas. Ficam com as crianças das respectivas idades mas com um catecismo especial adequado à sua vivência de fé.

 

  • A Catequese não deve ser comparada a uma aula. O nosso projecto não é fundamentalmente ensinar um programa e verificar se os alunos o aprendem. Há coisas que nos parecem fundamentais em todos os anos da Catequese: A primeira de todas é promover o encontro das crianças com Jesus.

As catequeses são preparadas em equipa. Os coordenadores têm em atenção uma boa interiorização da catequese por parte dos catequistas, para que a mensagem  seja um testemunho vivido da fé do catequista.

A catequese funciona acompanhando o calendário escolar. Temos catequeses ao dia de semana e catequeses aos domingos.

Os encontros de catequese têm lugar de 3ª a 5ª nos fins de tarde,  entre as 18.30h. e as 19.30h. e aos domingos logo que termine a missa das 10h.30:

  • 1º,2º e 3º– Domingo e 3ª feira às 18.30h
  • 4º, 5º e 6º– Domingo às 11.30h ou 5ª feira às 18.30h
  • 7º e 8º – 4ª feira às 18.30h

Eucaristia semanal da catequese, realiza-se aos domingos às 10.30 h. A coordenação é assegurada por uma equipa de coordenadoras da catequese. Tentamos que seja uma missa para as famílias que têm filhos pequenos, com textos simplificados e músicas adequadas e com uma grande participação das crianças.