Catequese de Adultos

 No início da década de 80, face ao número crescente de catecúmenos adultos e de cristãos interessados em aprofundar a fé, a comunidade paroquial decidiu organizar os meios necessários à evangelização de adultos, formando grupos catecumenais. Nasceu assim a catequese de adultos, na altura, chamada catecumenato.

Um grande número de pessoas tem passado por estes grupos, encontrando sentido para as suas vidas – descobriram Jesus Cristo!  Iniciaram-se na oração pessoal e comunitária; aprenderam a partilha do tempo, dos bens … Muitos têm-se dedicado a anunciar Jesus  e o Evangelho e a dar rosto à Igreja, formando novos grupos, não só dentro da Paróquia como fora dela, acolhendo catecúmenos e preparando-os para o baptismo. Embora alguns se mantenham desde o início, os grupos têm-se renovado ao longo dos anos numa dinâmica de serviço à Igreja e ao próximo.

Estes grupos têm como objectivo o conhecimento mais profundo do Senhor Jesus, através de:

    • aprofundamento da fé em comunidade
    • escuta da palavra de Deus
    • oração em conjunto
    • estudo dos temas fundamentais da fé católica
    • compromisso em Igreja no seguimento de Jesus Cristo, olhando a vida à luz do Evangelho e confrontando-a com o mesmo Evangelho.

A todos que se pretendem batizar ou partilhar e aprofundar a fé se procura dar resposta, quer, inicialmente, através de acompanhamento pessoal durante algum tempo (o caso dos catecúmenos), quer através da inserção em grupos de aprofundamento da fé.

********************

Para ajudar todos aqueles que, na nossa Paróquia ou noutra, tenham aceite a missão de acompanhar adultos ao baptismo, a equipa da catequese organizou um conjunto de tópicos, que pretende ser UM CAMINHO DE INICIAÇÃO À FÉ e a génese de um programa destinado apenas aos catequistas.

Peça Informações no Acolhimento Paroquial