CHAMADOS A SER SANTOS – Uma das realidades mais belas que podem encontrar-se no Concílio Vaticano II está na Lumen Gentium quando se afirma a vocação universal à santidade. De facto, a santidade consiste “na plena e perfeita comunhão com Cristo” (LG 50) e todos os cristãos têm o dever de ser santos. A santidade não é privilégio para alguns que se distinguiram nas suas virtudes. Ela não consiste na realização de muitas orações e grandes penitências. Ser santo é tão somente deixar-se possuir completamente por Jesus e viver ao ritmo do que Ele pede na vida de todos os dias. É dentro desta perspectiva que já o livro do Levítico pedia aos que serviam no templo para serem santos aceitando todos os desafios de Deus. Era-lhes pedido também que quando tivessem de corrigir algum dos outros o fizessem com profundo respeito por cada um. Em todos os gestos e atitudes estariam sempre a prestar culto a Deus que disse “só eu sou o Senhor”.
Paulo, ao trabalhar o tema da santidade, diz expressamente que “o cristão é templo de Deus e que o Espírito Santo habita nele” (1 Cor 3, 16). É uma interpelação muito forte a de Paulo, quando diz expressamente sois templo de Deus e o Espírito de Cristo habita em vós. Tudo o que Deus é no crente, é expressão de santidade. Sinal disso é a dinâmica da própria relação com Deus. O homem fica no centro destas relações maravilhosas, o que levou Paulo a dizer que depois da redenção “tudo é vosso, vós sois de Cristo e Cristo é do Pai”. Esta habitação da Trindade na vida do homem permite-lhe a coragem necessária para ultrapassar as simples regras humanas e, pelo amor, tudo tornar relação com Deus.
É tudo isto que diz a liturgia de hoje, ao afirmar que o amor pede para chegar-se sempre mais longe. Vale a pena meditar cada expressão recolhida do Evangelho de Mateus: “Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda; se alguém quiser levar-te a tribunal para ficar com a tua túnica, dá-lhe também o manto; (…) ouviste o que foi dito aos antigos, amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo, eu, porém, digo-vos amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem” (Mt 5, 39-44). Estas e outras palavras significam a radicalidade do Evangelho, é nela que se atinge a santidade, tentando ser perfeito como o Pai.
Monsenhor Vítor Feytor Pinto
*****************************************************************************
LITURGIA DA PALAVRA
«SEDE PERFEITOS,
COMO O VOSSO PAI CELESTE É PERFEITO»
(Mt 5, 48)
I LEITURA – Lev 19, 1-2.17-18
«Amarás o teu próximo como a ti mesmo»
Leitura do Livro do Levítico
O Senhor dirigiu-Se a Moisés nestes termos: «Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo’. Não odiarás do íntimo do coração os teus irmãos, mas corrigirás o teu próximo, para não incorreres em falta por causa dele. Não te vingarás, nem guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor».
Palavra do Senhor.
SALMO – 102 (103), 1-2.3-4.8.10.12-13 (R. 8a)
Refrão: O Senhor é clemente e cheio de compaixão.
Ou: Senhor, sois um Deus clemente e compassivo.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e todo o meu ser bendiga o seu nome santo.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e não esqueças nenhum dos seus benefícios. Refrão
Ele perdoa todos os teus pecados
e cura as tuas enfermidades;
salva da morte a tua vida
e coroa-te de graça e misericórdia. Refrão
O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade;
não nos tratou segundo os nossos pecados,
nem nos castigou segundo as nossas culpas. Refrão
Como o Oriente dista do Ocidente,
assim Ele afasta de nós os nossos pecados;
como um pai se compadece dos seus filhos,
assim o Senhor Se compadece dos que O temem. Refrão
II LEITURA – 1 Cor 3, 16-23
«Tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus»
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
Irmãos: Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é santo, e vós sois esse templo. Ninguém tenha ilusões. Se alguém entre vós se julga sábio aos olhos do mundo, faça-se louco, para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus, como está escrito: «Apanharei os sábios na sua própria astúcia». E ainda: «O Senhor sabe como são vãos os pensamentos dos sábios». Por isso, ninguém deve gloriar-se nos homens. Tudo é vosso: Paulo, Apolo e Pedro, o mundo, a vida e a morte, as coisas presentes e as futuras. Tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
Palavra do Senhor.
Aleluia – 1 Jo 2, 5
Refrão: Aleluia. Repete-se
Quem observa a palavra de Cristo,
nesse o amor de Deus é perfeito. Refrão
EVANGELHO – Mt 5, 38-48
«Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem »
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado. Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».
Palavra da salvação.