1. A devoção à Eucaristia constitui uma das mais antigas tradições do povo português na expressão da sua fé cristã. Através dos séculos foram-se manifestando sinais desta extraordinária devoção ao SS. Sacramento. Talvez por isso seja com a maior alegria que a Igreja se regozija com a transferência da festa do Corpo de Deus para a Quinta-feira após o Domingo da SS. Trindade, cumprindo-se, assim, uma tradição secular. Se a crise económica da Europa e de Portugal tinham sugerido a transferência da Festa do Corpo de Deus para o domingo seguinte, como acontece em muitos países, em Portugal, porém, a tradição apontava sempre para a Festa do Corpo de Deus no seu dia próprio. Por isso, foi com muita alegria que se retomou a tradição da Quinta-feira do Corpo de Deus. Foi no século XIII, com o Papa Gregório IX, que esta festa foi instituída. Para ela e a pedido do Papa, Tomás de Aquino escreveu poemas de rara beleza, como o Ave Verum e o Panis  Angelicus, cânticos de uma beleza extraordinária mas que são também autênticos tratados teológicos sobre a Sagrada Eucaristia. Em Portugal, a devoção ao SS. Sacramento é constante.

. Nos castelos da Idade Média, nas grandes cidades e vilas, aparece com frequência o símbolo da Eucaristia, IHS. No princípio da nacionalidade, a devoção ao SS. Sacramento marcava a fé de um povo. 

. Depois do século XIII, começaram a celebrar-se as festas eucarísticas com uma grande procissão do SS. nas principais cidades do país. Foi assim que os municípios aceitaram ser eles a convidar a cidade para adoração ao SS. Sacramento. A Festa do Corpo de Deus passou a ser em muitos lugares a Festa da Cidade. 

. Em inúmeras paróquias foi criada a irmandade do SS. Sacramento, em que inúmeros homens tinham no amor à Sagrada Eucaristia o sinal máximo da sua fé cristã.  

. Na maior parte das igrejas, o retábulo, por detrás do Altar-mor, é constituído por um trono com um baldaquino para a exposição solene do Santíssimo Sacramento. 

. Multiplicam-se em muitas Dioceses e mesmo a nível nacional centros de estudo, congressos e outras reuniões em que se aprofunda o mistério da Sagrada Eucaristia.

Estas e muitas outras manifestações revelam em Portugal uma extraordinária devoção ao SS. Sacramento, centro da vida cristã, referência permanente para a fé, expressão de toda uma comunidade que não se envergonha de ajoelhar perante Jesus sacramentado. No Dia do Corpo de Deus, nas ruas de todas as cidades, ultrapassadas todas as crises, continuam a ouvir-se cânticos muito belos que dizem assim: “Viva Jesus sacramentado, viva Jesus Nosso Senhor, viva Jesus Pai adorado, viva Jesus o nosso amor”.

2. A Eucaristia está no centro da vida de todos os cristãos. É um dos sacramentos de iniciação cristã. Juntamente com o Baptismo e a Confirmação é dada a Comunhão aos adultos que entram oficialmente na Igreja, depois de um tempo de catecumenato. Desde a Primeira Comunhão até à celebração do Viático, toda a vida cristã é animada pela Eucaristia. Quem percorre os textos do Concílio Vaticano II e as exortações pastorais dos Papas, descobre ali, a palavra-chave para entender na profundidade máxima o que é o Sacramento da Eucaristia. 

.  Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo – por ser assim, Jesus ao instituir a Eucaristia na Última Ceia, pediu aos discípulos que repetissem o seu gesto fazendo-o em sua memória. 

. Sinal de Unidade – todos os que comungam o Corpo e o Sangue do Senhor estão unidos uns aos outros, num só coração e numa só alma, afirmando a unidade da Igreja.

. Vínculo de amor – quem comunga na missa dominical ou em todas as outras circunstâncias, está sempre a crescer no amor. Este amor não é apenas a relação com Deus por Cristo: é também pelo mesmo Cristo relação com os irmãos. Quem comunga cresce no amor a todos os outros. 

. Banquete de alegria pascal – na Eucaristia, sobretudo quando se participa nela, dentro da comunidade cristã reunida em festa, sente-se uma alegria difusa, força do Espírito Santo que habita na vida de quem quer ser eucarístico. 

. Remédio salutar – foi o Papa Francisco que na Exortação Evangelii Gaudium quis afirmar claramente que a Eucaristia não é um prémio para os bem comportados, mas um remédio que se torna conforto sobretudo para os mais frágeis. 

.  Alimento espiritual – é o mesmo Papa Francisco que consagra a universalidade do Sacramento da Eucaristia quando afirma que ela é, de verdade, o sacramento que alimenta todos os cristãos na sua exigência de amor.

Estas seis expressões constituem uma síntese teológica magnífica para compreender até ao fim em que é que consiste comungar o Corpo e o Sangue de Jesus no grande sacramento da Eucaristia. Através da Eucaristia, na grande refeição fraterna afirma-se a fé, renova-se a capacidade de amar, descobre-se o segredo do perdão e compromete-se cada um na generosidade da partilha. A Eucaristia não é apenas fonte de renovação espiritual, é compromisso de amor universal.

3. A Eucaristia constitui o centro da vida das comunidades cristãs. É assim na Igreja Universal. Celebrase a Eucaristia quando um Papa é eleito ou o colégio cardinalício é constituído. Celebra-se a Eucaristia quando são ordenados os Bispos, depois enviados a todas as dioceses do mundo. Celebra-se a Eucaristia quando um significativo número de missionários vão levar a Boa Nova do Evangelho a todos os povos que ainda não conhecem Jesus. Celebra-se a Eucaristia quando o Papa confia aos missionários da misericórdia a tarefa de levar o perdão de Deus a todos os homens. Se é assim na Igreja Universal, é assim também nas pequenas comunidades paroquiais em que todos os cristãos se centram na celebração da Eucaristia. 

. A Missa Dominical é o momento mais forte da vida de uma comunidade cristã. Ao celebrar o Corpo e o Sangue de Jesus, os cristãos aprofundam a sua relação com Deus por Cristo e comprometem-se a levar o amor a toda a gente, sobretudo aos mais pobres e aos que mais sofrem. 

.  A Comunhão aos enfermos é a afirmação de que as pessoas marcadas pelo sofrimento não estão longe da união com os irmãos. Em cada domingo, os Ministros Extraordinários da Comunhão vão de casa em casa levar às pessoas idosas ou doentes o conforto de um apoio espiritual revelador de que todos, mesmo enfermos, fazem parte da mesma comunidade. 

.  As Vigílias Eucarísticas de oração convidam a uma oração universal. Ao longo do serão, diante do SS. Sacramento exposto, adora-se a presença de Jesus Sacramentado sob as espécies do pão, adorando, agradecendo, reparando e continuando a pedir. O SS. Sacramento está no centro de todas as preocupações e esperanças. 

. As Primeiras Comunhões são um momento privilegiado do reencontro de muitas famílias com Deus. São as crianças, na sua preparação para a primeira comunhão, que arrastam muitas vezes as suas famílias para repensarem a sua fé. 

. A Catequese permite em cada idade da criança e do jovem redescobrir a mística do SS. Sacramento como alimento para toda a vida cristã. Recebê-la dignamente supõe também o sacramento da Reconciliação, mas o encontro com Jesus na Eucaristia é o tempo mais forte da afirmação da fé que se leva depois para a vida. 

. Na Celebração dos Sacramentos do Baptismo, da Confirmação, do Matrimónio, da Unção dos Doentes, viver a Eucaristia é oportunidade de afirmação de uma fé mais consciente, mais livre, mais responsável.

Na nossa comunidade, como em todas as comunidades cristãs, a Eucaristia está no centro de toda a nossa vida. Não basta na celebração escutar a Palavra de Deus, como não é suficiente estar presente durante o rito Eucarístico. Os membros da nossa comunidade deverão estar sempre preparados para participar no Corpo e no Sangue do Senhor.

4. A cidade de Lisboa, neste dia 26 de Maio, celebra pelas ruas da Baixa a procissão do Corpo de Deus. Pode não ter havido a possibilidade de nela participar activamente, mas viver o espírito da comunhão é para todos uma exigência da nossa fé.

Pe. Vítor Feytor Pinto -  Prior