O AMOR RADICAL DE DEUS – É São João, na sua primeira carta, que afirma claramente que Deus é amor. Uma definição muito bela de Deus, mas que obriga a redescobrir o amor. Mais do que encontro, o amor verdadeiro é plenitude do dom, é dádiva completa para que o outro, todos os outros sejam felizes. É assim que se compreendem, no seu conjunto, os três textos da Palavra de Deus que neste dia a Igreja nos oferece.

Na primeira leitura, Isaías repete frequentemente a expressão « vinde a Mim os que têm sede, os que querem comer, os que precisam». Numa escala de imagens, exprime-se a extraordinária misericórdia de Deus para com o Homem carecido de tudo.

Este é também o sentimento de Jesus ao ver a multidão que O segue há três dias sem comer. Jesus envolve os Apóstolos para que resolvam o problema desta fome, mas reserva-se a multiplicação dos pães para que todos partam saciados. É o texto do Evangelho.

Finalmente na segunda leitura, quase que num grito, Paulo afirma a radicalidade do amor: «Quem nos pode separar do amor de Cristo? (Rm, 8,35). Nada nem ninguém.

Monsenhor Vitor Feytor Pinto

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

LITURGIA DA PALAVRA

«Todos comeram e ficaram saciados.»

(Mt 14, 21)

I LEITURA – Is 55, 1-3

«Todos vós que tendes sede, vinde às águas. Se não tiverdes dinheiro, vinde mesmo assim.»

Leitura do Livro de Isaías
Eis o que diz o Senhor: «Todos vós que tendes sede, vinde à nascente das águas. Vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei. Vinde e comprai, sem dinheiro e sem despesa, vinho e leite. Porque gastais o vosso dinheiro naquilo que não alimenta e o vosso trabalho naquilo que não sacia? Ouvi-Me com atenção e comereis o que é bom; saboreareis manjares suculentos. Prestai-Me ouvidos e vinde a Mim; escutai-Me e vivereis. Firmarei convosco uma aliança eterna, com as graças prometidas a David.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 144 (145), 8-9.15-16.17-18 (R. cf. 16)

Refrão: Abris, Senhor, as vossas mãos
e saciais a nossa fome.  Repete-se

O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
O Senhor é bom para com todos
e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas. Refrão

Todos têm os olhos postos em Vós
e a seu tempo lhes dais o alimento.
Abris as vossas mãos
e todos saciais generosamente.  Refrão

O Senhor é justo em todos os seus caminhos
e perfeito em todas as suas obras.
O Senhor está perto de quantos O invocam,
de quantos O invocam em verdade. Refrão

II LEITURA – Rom 8, 35.37-39

«Quem poderá separar-nos do amor de Cristo?.»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo ou a espada? Mas em tudo isto somos vencedores, graças Àquele que nos amou. Na verdade, eu estou certo de que nem a morte nem a vida, nem os Anjos nem os Principados, nem o presente nem o futuro, nem as Potestades nem a altura nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que se manifestou em Cristo Jesus, Nosso Senhor.
Palavra do Senhor.

ALELUIA Mt 4, 4b

Refrão: Aleluia. Repete-se
Nem só de pão vive o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Refrão

EVANGELHO – Mt 14, 13-21

A multiplicação dos pães.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, quando Jesus ouviu dizer que João Baptista tinha sido morto, retirou-Se num barco para um local deserto e afastado. Mas logo que as multidões o souberam, deixando as suas cidades, seguiram-n’O por terra. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e, cheio de compaixão, curou os seus doentes. Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Este local é deserto e a hora avançada. Manda embora toda esta gente, para que vá às aldeias comprar alimento». Mas Jesus respondeu-lhes: «Não precisam de se ir embora; dai-lhes vós de comer». Disseram-Lhe eles: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes». Disse Jesus: «Trazei-mos cá». Ordenou então à multidão que se sentasse na relva. Tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e recitou a bênção. Depois partiu os pães e deu-os aos discípulos e os discípulos deram-nos à multidão. Todos comeram e ficaram saciados. E, dos pedaços que sobraram, encheram doze cestos. Ora, os que comeram eram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
Palavra da salvação.