AS LEIS E OS PRECEITOS SÃO RELATIVOS. Na sociedade contemporânea, o poder legislativo  é uma referência constante. Multiplicam-se as leis, com regras e normas bem definidas, de tal forma que se preveem todas as formas de relação de uns com os outros e de cada um com as coisas.  Jesus introduz una visão diferente, perante a carga legal, na relação em sociedade: «Não é o homem feito para a lei, mas a lei é que é feita para o homem.» É neste  princípio que assenta a liturgia deste domingo. O Livro do Deuteronómio lembra-nos a Lei de Deus; o Evangelho centra a vida cristã no essencial, referindo que há tempo para a lei e há tempo para o amor, mas o amor tem total prioridade. Também a carta de Paulo aos Coríntios refere a luz que nos vem de Cristo e esta luz é o amor que convida a «dar a vida e a vida em abundância» (jo 10,10).

Monsenhor Vitor Feytor Pinto

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

LITURGIA DA PALAVRA

«O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.

Por isso, o Filho do homem é também Senhor do sábado.»

(MC. 2, 28)

I LEITURA –  Dt 5, 12-15

«Guarda o dia de sábado, para o santificares.»

Leitura do Livro do Deuteronómio
Eis o que diz o Senhor: «Guarda o dia de sábado, para o santificares, como te mandou o Senhor, teu Deus. Trabalharás durante seis dias e neles farás todas as tuas obras. O sétimo, porém, é o sábado do Senhor, teu Deus. Não farás nele qualquer trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu escravo, nem a tua escrava, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem nenhum dos teus animais, nem o estrangeiro que mora contigo. Assim, o teu escravo e a tua escrava poderão descansar como tu. Recorda-te que foste escravo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te fez sair de lá com mão forte e braço estendido. Por isso, o Senhor, teu Deus, te mandou guardar o dia de sábado».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 80 (81), 3-4.5-6ab.6c.8a.10-11b (R. 2a)

Refrão: Exultai em Deus, que é o nosso auxílio. Repete-se
Ou: Aclamai a Deus, nossa força. Repete-se

Aclamai a Deus, nossa força,
aplaudi ao Deus de Jacob.
Fazei ressoar a trombeta na lua nova
e na lua cheia, dia da nossa festa. Refrão

É uma obrigação para Israel,
é um preceito do Deus de Jacob,
lei que Ele impôs a José,
quando saiu da terra do Egito. Refrão

Ouço uma língua desconhecida:
«Aliviei os teus ombros do fardo
e soltei as tuas mãos dos cestos;
gritaste na angústia e Eu te libertei. Refrão

Não terás contigo um deus alheio,
nem adorarás divindades estranhas.
Eu, o Senhor, sou o teu Deus,
que te fiz sair da terra do Egito».

II LEITURA – 2 Cor 4, 6-11

«Trazemos em vasos de barro o tesouro do nosso ministério, para que se reconheça que um poder tão sublime vem de Deus e não de nós..»

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
Irmãos: Deus, que disse: «Das trevas brilhará a luz» fez brilhar a luz em nossos corações, para que se conheça em todo o seu esplendor a glória de Deus, que se reflete no rosto de Cristo. Nós trazemos em vasos de barro o tesouro do nosso ministério, para que se reconheça que um poder tão sublime vem de Deus e não de nós. Em tudo somos oprimidos, mas não esmagados; andamos perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não aniquilados. Levamos sempre e em toda a parte no nosso corpo os sofrimentos da morte de Jesus, a fim de que se manifeste também no nosso corpo a vida de Jesus. Porque, estando ainda vivos, somos constantemente entregues à morte por causa de Jesus, para que se manifeste também na nossa carne mortal a vida de Jesus.
Palavra do Senhor.

ALELUIA cf. Jo 17, 17b.a

Refrão: Aleluia. Repete-se
A vossa palavra, Senhor, é a verdade;
santificai-nos na verdade. Refrão

EVANGELHO – Mc 2, 23 – 36

«Vê como os teus discípulos fazem ao sábado o que não é permitido»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Passava Jesus através das searas, num dia de sábado, e os discípulos, enquanto caminhavam, começaram a apanhar espigas. Disseram-Lhe então os fariseus: «Vê como eles fazem ao sábado o que não é permitido». Respondeu-lhes Jesus: «Nunca lestes o que fez David, quando ele e os seus companheiros tiveram necessidade e sentiram fome? Entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu dos pães da proposição, que só os sacerdotes podiam comer, e os deu também aos companheiros». E acrescentou: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Por isso, o Filho do homem é também Senhor do sábado». Jesus entrou de novo na sinagoga, onde estava um homem com uma das mãos atrofiada. Os fariseus observavam Jesus, para verem se Ele ia curá-lo ao sábado e poderem assim acusá-l’O. Jesus disse ao homem que tinha a mão atrofiada: «Levanta-te e vem aqui para o meio». Depois perguntou-lhes: «Será permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tirá-la?». Mas eles ficaram calados. Então, olhando-os com indignação e entristecido com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão». Ele estendeu-a e a mão ficou curada. Os fariseus, porém, logo que saíram dali, reuniram-se com os herodianos para deliberarem como haviam de acabar com Ele.
Palavra da salvação.