A LITURGIA DESTE DOMINGO ESTÁ CENTRADA na resposta de Pedro a Jesus, que lhe perguntara: «Quem dizem os homens que é o filho do homem?» (Mt 16,13) «E vós, quem dizeis que Eu sou?» (Mt 16,15), pergunta Jesus. Pedro teve a oportunidade de fazer a sua confissão de fé: «Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo.» (Mt 16,16) Desta atitude de Pedro resultou ele ser escolhido como o primeiro entre os Apóstolos. Para enquadrar esta missão de Pedro, a liturgia oferece-nos outros dois textos. Em Isaías, a infidelidade do rei, a infidelidade do mordomo, leva à escolha de Eliacim, administrador fiel. Paulo aos Romanos sublinha a concretização do projeto de Deus, sublinhando a riqueza, a sabedoria e a ciência que vindas de Deus permitem ao Homem a concretização do plano que Deus lhe confia.
-
- Está-se no tempo do rei Ezequias, século VIII a.C. O reino de Israel tem um administrador que é corrupto e empobrece o povo. Por mandato de Deus, este é substituído por Eliacim, na esperança de que melhores dias chegarão para aquele povo em sofrimento. Infelizmente, apesar da mudança, Israel continuou num grande sofrimento, mas nem por isso deixa de confiar em Deus, que de muitas maneiras significa a sua proteção permanente. Continuam, porém, a faltar administradores fiéis.
-
- A página do Evangelho está no centro de toda a liturgia deste dia. Jesus tem a preocupação de saber o que pensam d´Ele os homens do seu tempo. Os discípulos respondem que alguns O consideram um homem poderoso como Elias, ou um essénio como João Batista, ou até um profeta, um doutrinador, um filósofo que anuncia a presença de Deus. Estas categorias são claras nas respostas dos discípulos, com visões redutoras de um Messias que se esperava. Por isso Jesus pergunta: «E vocês, quem dizem que Eu sou?» (Mt 16,15) Pedro, na espontaneidade que lhe é própria, quási gritou: «Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo.» (Mt 16,16) A confissão de fé de Pedro mereceu uma atitude de confiança por parte de Jesus que atribui ao pai o saber de Pedro. Jesus, então, dirá: «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja» (Mt 16, 18), acrescentando logo depois: «O que ligares na Terra será ligado no Céu. (Mt 16,19) A fidelidade de Pedro deu origem à atribuição de uma missão, ser o primeiro no pequenino colégio apostólico. Também cada cristão, na sua fidelidade a Jesus, encontrará necessariamente o compromisso de uma missão.
-
- Com uma simplicidade linear, Paulo vem dizer aos Romanos que em Cristo está a a grande síntese do projeto de Deus e que só através de Cristo é possível orientar os bens que Deus a cada homem confia. O verdadeiro e único Senhor em quem se joga a vida é Jesus Cristo. E por isso d´Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Só assim se dá glória a Deus.
Monsenhor Feytor Pinto
***********************************************
LITURGIA DA PALAVRA:
I LEITURA – Is 22, 19-23
O profeta confirma, em nome da justiça de Deus, a destituição de um governante desonesto.
Leitura do Livro de Isaías
Eis o que diz o Senhor a Chebna, administrador do palácio: «Vou expulsar-te do teu cargo, remover-te do teu posto. E nesse mesmo dia chamarei o meu servo Eliacim, filho de Elcias. Hei-de revesti-lo com a tua túnica, hei-de pôr-lhe à cintura a tua faixa, entregar-lhe nas mãos os teus poderes. E ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. Porei aos seus ombros a chave da casa de David: há-de abrir, sem que ninguém possa fechar; há-de fechar, sem que ninguém possa abrir. Fixá-lo-ei como uma estaca em lugar firme e ele será um trono de glória para a casa de seu pai».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 137 (138), 1-2a.2bc-3.6. 8bc (R. 8bc)
Refrão: Senhor, a vossa misericórdia é eterna:
não abandoneis a obra das vossas mãos. Repete-se
Ou: Pela vossa misericórdia,
não nos abandoneis, Senhor.. Repete-se
De todo o coração, Senhor, eu Vos dou graças
porque ouvistes as palavras da minha boca.
Na presença dos Anjos Vos hei-de cantar
e Vos adorarei, voltado para o vosso templo santo. Refrão
Hei-de louvar o vosso nome
pela vossa bondade e fidelidade,
porque exaltastes acima de tudo o vosso nome
e a vossa promessa.
Quando Vos invoquei, me respondestes,
aumentastes a fortaleza da minha alma. Refrão
O Senhor é excelso e olha para o humilde,
ao soberbo conhece-o de longe.
Senhor, a vossa bondade é eterna,
não abandoneis a obra das vossas mãos. Refrão
II LEITURA – Rom 11, 33-36
«Como é profunda a sabedoria de Deus, como são impenetráveis os seus juízos! Quem conheceu o pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro?»
Leitura da Primeira Epístola do Apóstolo S. Paulo aos Romanos
Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis os seus desígnios e incompreensíveis os seus caminhos! Quem conheceu o pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro? Quem Lhe deu primeiro, para que tenha de receber retribuição? D’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória a Deus para sempre. Ámen.
Palavra do Senhor.
ALELUIA – Mt 16, 18
Refrão: Aleluia. Repete-se
Tu és Pedro, e sobre esta pedra
edificarei a minha Igreja
e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Refrão
EVANGELHO – Mt 16, 13-20
O primado de Pedro
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus». Então, Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Messias.
Palavra da salvação.