UMA FÉ COMPROMETIDA – O primeiro passo na vida cristã é dado na aceitação do dom da fé, isto é, da adesão incondicional à pessoa de Cristo. A fé cristã não consiste em aceitar as verdades, em aceitar uma doutrina. Também não se centra no cumprimento de mandamentos, nem tão pouco na celebração de rituais litúrgicos. A fé consiste, sem mais, na adesão a uma pessoa, Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem que morreu e ressuscitou.

  • Na liturgia deste dia faz-se a exaltação da fé de Abraão. Como se sabe, Abraão, vindo do politeísmo, na cidade de Ur, na Caldeia, foi chamado pelo Deus único, para partir e seguir até ao monte Moria. Ali, junto ao carvalho de Mambré, teve um encontro com Deus (os três homens que o surpreenderam e a quem ele acolheu). Apesar da sua velhice, quase cem anos, e tendo a sua mulher Sara, uma idade que já não lhe permitia ter filhos, eles acreditaram na promessa que lhes era feita de que, um ano depois teriam um filho. O filho nasceu,, foi Isaac, e dele surgiu um povo numeroso, o Povo de Deus. Abraão é o pai da fé, foi o primeiro que aceitou incondicionalmente um Deus único e O adorou (cf  Rm. 4)
  • Este Povo de Deus nem sempre foi fiel.  Foi por isso que o profeta Oseias interpelou os israelitas: «Que farei por ti, Efraim, que farei por ti, Judá. O vosso amor é como o orvalho da madrugada que logo se evapora.». O profeta exige ao povo de Deus uma fé esclarecida e que se comprometa nas exigências do Senhor (cf. Os 6).
  • Outrora, Deus falou pelos profetas, mas nestes tempos que são os novos fala por intermédio de Jesus Cristo, seu Filho. Palavra Viva (cf. Hb 1, 1-2). E Jesus ao chamar Levi, o publicano (a vocação de Mateus para ser Apóstolo), mostrou também como a fé é um dom. O Evangelho refere o que é a reposta da fé: Mateus converteu-se e seguiu Jesus. Esta página do Evangelho revela, depois, o que é a diferença entre uma fé superficial e uma fé consciente, esclarecida, confiante, livre e responsável. Quando Mateus dá um almoço, os fariseus escandalizam-se, mas Jesus proclama a razão da fé: vim para todos os que precisam de mim, sobretudo os mais pobres. E acrescenta: «Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».
  • A partir da liturgia deste dia é fundamental redescobrir a fé como adesão incondicional à pessoa de Jesus; e depois, viver ao ritmo da fé, na vida quotidiana e não ter medo de testemunhar a fé em toda a parte.
    • Monsenhor Vitor Feytor Pinto

*******************************************************

LITURGIA DA PALAVRA:

I LEITURA _ Os 6, 3-6

«Eu quero a misericórdia e não os sacrifícios»

Leitura da Profecia de Oseias
Procuremos conhecer o Senhor. A sua vinda é certa como a aurora. Virá a nós como o aguaceiro de Outono, como a chuva da Primavera sobre a face da terra. «Que farei por ti, Efraim? Que farei por ti, Judá?» – diz o Senhor – «O vosso amor é como o nevoeiro da manhã, como o orvalho da madrugada que logo se evapora. Por isso os castiguei por meio dos Profetas e os matei com palavras da minha boca; e o meu direito resplandece como a luz. Porque Eu quero a misericórdia e não os sacrifícios, o conhecimento de Deus, mais que os holocaustos».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 49 (50), 1.8.12-13.14-15 (R. 23b)

Refrão:  A quem segue o caminho reto
darei a salvação de Deus. Repete-se

Ou: A quem procede retamente
farei ver a salvação de Deus. Repete-se

Falou o Senhor, Deus soberano,
e convocou a terra, do Oriente ao Ocidente:
«Não é pelos sacrifícios que Eu te repreendo:
os teus holocaustos estão sempre na minha presença. Refrão

Se tivesse fome, não to diria,
porque meu é o mundo e tudo o que nele existe.
Comerei porventura as carnes dos touros
ou beberei o sangue dos cabritos? Refrão

Oferece a Deus sacrifícios de louvor
e cumpre os votos feitos ao Altíssimo.
Invoca-Me no dia da tribulação:
Eu te livrarei e tu Me darás glória». Refrão

II LEITURA –  Rom 4, 18-25

A nossa salvação  começa «por acreditarmos n’Aquele que ressuscitou dos mortos, Jesus, Nosso Senhor.»

Leitura da Segunda Epístola do Apóstolo S. Paulo aos Coríntios
Irmãos: Contra toda a esperança, Abraão acreditou que havia de tornar-se pai de muitas nações, como tinha sido anunciado: «Assim será a tua descendência». Sem vacilar na fé, não tomou em consideração nem a falta de vigor do seu corpo, pois tinha quase cem anos, nem a falta de vitalidade do seio materno de Sara. Perante a promessa de Deus, não se deixou abalar pela desconfiança, antes se fortaleceu na fé, dando glória a Deus, plenamente convencido de que Deus era capaz de cumprir o que tinha prometido. Por este motivo é que isto «lhe foi atribuído como justiça». Não é só por causa dele que está escrito «Foi-lhe atribuído», mas também por causa de nós, que acreditamos n’Aquele que ressuscitou dos mortos, Jesus, Nosso Senhor, que foi entregue à morte por causa das nossas faltas e ressuscitou para nossa justificação.
Palavra do Senhor.

ALELUIA –  Lc 4, 18

Refrão: Aleluia. Repete-se
O Senhor enviou-me a anunciar o evangelho
aos pobres
e a liberdade aos oprimidos.
Refrão

EVANGELHO – Mt 9, 9-13

«Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?». Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: ‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».
Palavra da salvação.