1.  Quando se fala de igreja há que ter em consideração que esta palavra tem dois significados: pode referirse às igrejas espalhadas pelo mundo, desde as grandes catedrais até às pequeninas igrejas das aldeias e então a  palavra refere-se ao templo onde os cristãos se reúnem para fazer oração. Mas, a palavra Igreja pode  significar  também  a  comunidade  dos  cristãos, o  novo Povo  de  Deus  instituído  por  Jesus  Cristo, verdadeiro sacramento universal de salvação. É preciso distinguir claramente o templo, lugar de oração e a comunidade cristã, fonte de permanente comunhão. Desde a comunidade de Jerusalém que os cristãos sentiram  a  necessidade  de  se  reunir  num  lugar  de  acolhimento,  de  intimidade  com  Deus  e  de  relação fraterna. Assim foram surgindo as igrejas.

. O primeiro lugar de reunião eram as casas de alguns cristãos que abriam as suas portas para que, fora do bulício do mundo, pudessem fazer o silêncio essencial à manifestação da fé e do amor. Foi assim na comunidade de Jerusalém, no Cenáculo e foi assim, também, nas comunidades que Paulo evangelizava, como ele refere nas suas cartas.

. Nos finais do século III apareceram igrejas escavadas nas rochas. Tem-se notícia disso ao visitar as igrejas da Capadócia,  na actual  Turquia,  algumas centenas de lugares  onde os cristãos com um presbítero ou Bispo celebravam o culto.

. Foi  assim  na  Idade  Média  com  os  templos  de  estilo  românico  que  se  difundiram  por  toda  a Europa. Foi S. Guilherme de Volpiano que acompanhou a construção de dezenas de  mosteiros introduzindo  inclusivamente  pela  primeira  vez  as  abóbodas  que  deram  aos  templos  uma grandiosidade extraordinária, a par da maior elegância arquitectónica.

. Nos finais da Idade Média as igrejas foram onstruídas no estilo gótico , com os arcos em ogiva e a  que  se  acrescentou  mais  tarde,  em  Portugal,  a  riqueza  do  manuelino.  São  grandes  templos  e mosteiros que testemunham a gratidão dos povos a Deus, pelas inúmeras graças recebidas.

. Por volta do século XVI  o enascimento dá aos templos uma grandiosidade inultrapassável. Cada capela, cada igreja é uma jóia embelezada com as talhas douradas  dos seus retábulos e dos inúmeros florões que revestem  todos  os altares. Em Lisboa vale a pena visitar os muitos templos que têm estas características e constituem um património religioso de incalculável valor.

. Actualmente,  grandes  arquitectos  constroem  templos  aparentemente  simples  em  cimento armado,  mas  que  revelam  não  apenas  a  devoção  da  comunidade  que  o  mandou  construir,  mas também, a perspectiva espiritual do arquitecto que fez o seu projecto.  O Patriarcado de Lisboa tem também novas igrejas que vale a pena visitar.

Qualquer que seja o estilo  da igreja revelador de uma época, o templo indica com toda a clareza a fé da comunidade que ali se reúne para celebrar a Eucaristia, adorar o SS . Sacramento, fazer vigílias de oração e  celebrar  todos  os  sacramentos.  Cada  igreja  paroquial  testemunha  a  fé  daqueles  que  a  frequentam  e também a generosidade de quantos contribuem constantemente para a sua manutenção.

2.  Qualquer  igreja  tem  uma  história.  Recebe  o  nome  do  padroeiro  que  é  aliás  o  grande  protector  da comunidade humana onde está implantada. Pode perguntar-se porque é que a igreja do Campo Grande se chama dos Santos Reis Magos. Quem investiga a história do Campo Grande sabe que aqui havia várias ermidas no lugar que se chamava Campo da Feira. Entre estas ermidas a mais nobre era a que tinha o nome dos Santos Reis. Por isso mesmo , o juiz da irmandade era o rei de Portugal e os primeiros irmãos eram os príncipes. Todas as várias ermidas do Campo da Feira foram desaparecendo e ficou apenas a dos Reis  Magos, convertida em paróquia em 1730. No arco da Capela Mor, por tudo isto, está implantado o brasão dos reis de Portugal. Agora, qualquer igreja tem elementos fundamentais à celebração:

. O Altar-Mor  –  é a  mesa onde se celebra a refeição instituída por Jesus Cristo na Última Ceia, memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, hino de acção de graças a que se chama Eucaristia; 

.O  Ambão  –  é o  lugar  onde  se  proclama  a  Palavra  de  Deus.  A  vida  dos  cristãos  pauta-se  pela fidelidade ao Evangelho, mas para tal não pode deixar de escutar -se a Palavra para convertê-la em vida. É deste púlpito muito simples que a Palavra proclamada é convertida em vida, através da exortação feita pelo celebrante e a que se chama homilia;

. A Cadeira do Presidente –  é o lugar a partir do qual o celebrante preside a todo o acto litúrgico. Se nas catedrais  a esta  cadeira se chama cátedra  episcopal, é porque dela o primeiro responsável da comunidade cristã exorta, ilumina  e acompanha,  com a verdade, a vida de todos os crentes. O pároco também tem nesta cadeira a presidência de toda a acção litúrgica;

. O Sacrário  –  é o lugar da reserva eucarística. Pode estar no centro do retábulo, ou numa capela pequenina  que  proporciona  maior  intimidade  na  oração.  Agora,  como  presença  eucarística, constitui  a  oportunidade  constante  da  visita  ao  Santíssimo,  da  oração  contemplativa,  ou  de manifestações orantes de acção de graças;

A igreja templo constitui uma referência permanente para qualquer cristão. Se é a casa de Deus-Pai, os filhos têm nela sempre lugar. É por isso que os cristãos assumem o dever de cuidar da sua igreja, mantêla sempre com a  dignidade que lhe é própria, mas também renová-la para que o natural   envelhecimento não facilite a sua ruína. Todos os cristãos são responsáveis pela  igreja  na paróquia  e por isso para ela devem contribuir com todos os meios.

3.  Se a igreja é o lugar de encontro  de todos os cristãos, ela não pode deixar de ser sinal da vida cristã de  toda a comunidade. Sem dúvida que a igreja é o espelho da Igreja ali residente. Se a igreja está abandonada é porque se perderam as riquezas da Igreja em comunhão. Se a igreja está acolhedora é o sinal de que a comunidade cristã, a Igreja, vive intensamente a sua fé, celebra com alegria a Eucaristia e os sacramentos e recebe todos os irmãos, mesmo os mais humildes. Por tudo isto os cristãos praticantes  são responsáveis
pela sua igreja, o  templo da oração de todos os dias. Renovar a Igreja,  comunidade dos cristãos,  implica renovar sempre mais a igreja lugar da assembleia cristã. Há várias maneiras de proceder a esta renovação:

. Reconhecer que a nossa igreja tem muita idade e por isso precisa de ser defendida das infiltrações do Inverno ou dos calores exagerados do Verão;

.  Contribuir de toda a maneira possível para que no tempo necessário todas as reparações se façam, sem prejudicarem os momentos de celebração comunitária;

. Ajudar  a  desenvolver,  com  a  especialidade  de  cada  um,  acções  concrectas  que  proporcionem rapidamente a renovação necessária.

A  igreja  templo  pertence  à  comunidade  cristã,  Igreja.  Uma  e  outra  se  relacionam  estreitamente,  daí  a responsabilidade de cada cristão, não apenas no crescimento da sua fé, mas também no conforto da igreja que é sua.

4.  As obras da igreja do Campo Grande  começam no dia  25 de Junho. Vamos colaborar todos para que em 14 de Agosto tudo esteja melhor,  garantindo a segurança e o bem-estar de todos os que procuram a igreja para ali se encontrarem com Deus e com os irmãos.

P. Vítor Feytor Pinto