A liturgia deste Domingo da Páscoa revela que a Salvação é universal. Jesus Cristo ressuscitou para que todos sejam salvos. Tentação seria considerar que os cristãos seriam privilegiados e só eles teriam acesso à Salvação operada por Cristo. Porém, como diz Pedro no seu primeiro discurso, “não há salvação em nenhum outro, senão em Jesus Cristo” (Act 4, 12). É certo que nas primeiras comunidades cristãs se julgava que os gentios não poderiam chegar à Salvação sem terem primeiro recebido a circuncisão (cf Act 15, 1). Esta preocupação nascida na comunidade de Antioquia foi contrariada pelo Colégio dos Apóstolos, em especial reunião em Jerusalém. Com versões diferentes sobre este problema, Pedro e Paulo chegaram a desentender-se. Paulo chega mesmo a dizer que resistiu a Pedro na cara (cf Gal 2, 11). o Colégio dos Apóstolos, porém, reunido em Jerusalém, confirmou não ser precisa a circuncisão para os gentios que se convertiam ao Evangelho. Esta questão contada na primeira leitura de hoje, oferece a perspectiva de uma mensagem universal que Jesus veio trazer, como poderá dizer S. Paulo àcerca da Igreja nascente, “não há judeu nem grego, não há homem nem mulher, não há servo nem homem livre (cf Gal 3, 28). Em Cristo todos são iguais, todos foram chamados ao Evangelho, por todos o Senhor deu a vida.

Na perspectiva da universalidade da Salvação, compreende-se o texto do Evangelho em que se é chamado ao cumprimento dos mandamentos, de que resultará que o Senhor venha fazer no coração de cada um sua morada: “se alguém me tem amor, meu Pai o amará, viremos a Ele e faremos n’Ele morada” (Jo 14, 23). Compreende-se que a única condição é amar. Deste amor a Jesus Cristo resulta a habitação trinitária no coração de cada um. Este mistério do amor, porém, não se esgota na relação pessoal com Deus, por Cristo. Por isso Jesus quer que a todos seja dada a paz. “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz” é a mensagem que Jesus oferece a todos os homens convidando-os a aceitarem a sua mensagem e a transformarem completamente o mundo.

O número 12 é um sinal de plenitude. Esta plenitude realiza-se em Cristo na universalidade da Salvação, oferecendo a Bem-Aventurança a todos os homens. Neste sentido, compreende-se que a liturgia de hoje tenha um texto do Apocalipse onde se consagra a plenitude. O número doze repete-se inúmeras vezes. É uma expressão simbólica, reveladora que a Salvação oferecida por Cristo é mesmo universal. Foi por todos os homens que Jesus Cristo ofereceu a vida no Mistério da Cruz e transformou a vida na alegria da Ressurreição

Monsenhor Feytor Pinto
***************************************************

«QUEM ME AMA GUARDARÁ A MINHA PALAVRA

E  MEU PAI  O AMARÁ.»

(Jo 14, 23)

I LEITURA – Actos 15, 1-2.22-29

A primeira grande questão posta à Igreja: os pagãos que se convertem devem ou não ser obrigados à tradição dos judeus.

Leitura dos Actos dos Apóstolos
Naqueles dias, alguns homens que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos de Antioquia: «Se não receberdes a circuncisão, segundo a Lei de Moisés, não podereis salvar-vos». Isto provocou muita agitação e uma discussão intensa que Paulo e Barnabé tiveram com eles. Então decidiram que Paulo e Barnabé e mais alguns discípulos subissem a Jerusalém, para tratarem dessa questão com os Apóstolos e os anciãos. Os Apóstolos e os anciãos, de acordo com toda a Igreja, decidiram escolher alguns irmãos e mandá-los a Antioquia com Barnabé e Paulo. Eram Judas, a quem chamavam Barsabás, e Silas, homens de autoridade entre os irmãos. Mandaram por eles esta carta: «Os Apóstolos e os anciãos, irmãos vossos, saúdam os irmãos de origem pagã residentes em Antioquia, na Síria e na Cilícia. Tendo sabido que, sem nossa autorização, alguns dos nossos vos foram inquietar, perturbando as vossas almas com as suas palavras, resolvemos, de comum acordo, escolher delegados para vo-los enviarmos, juntamente com os nossos queridos Barnabé e Paulo, homens que expuseram a sua vida pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso vos mandamos Judas e Silas, que vos transmitirão de viva voz as nossas decisões. O Espírito Santo e nós decidimos não vos impor mais nenhuma obrigação, além destas que são indispensáveis: abster-vos da carne imolada aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas e das relações imorais. Procedereis bem, evitando tudo isso. Adeus».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 66 (67), 2-3.5.6.8 (R. 4)

Refrão: Louvado sejais, Senhor,
pelos povos de toda a terra. Repete-se

Ou: Aleluia. Repete-se

Deus Se compadeça de nós e nos dê a sua bênção,
resplandeça sobre nós a luz do seu rosto.
Na terra se conhecerão os vossos caminhos
e entre os povos a vossa salvação. Refrão

Alegrem-se e exultem as nações,
porque julgais os povos com justiça
e governais as nações sobre a terra. Refrão

Os povos Vos louvem, ó Deus,
todos os povos Vos louvem.
Deus nos dê a sua bênção
e chegue o seu louvor aos confins da terra. Refrão

II LEITURA – Ap 21, 10-14.22-23

Visão da cidade Celeste, que não tem «nenhum templo, porque o seu templo é o Senhor».

Leitura do Livro do Apocalipse
Um Anjo transportou-me em espírito ao cimo de uma alta montanha e mostrou-me a cidade santa de Jerusalém, que descia do Céu, da presença de Deus, resplandecente da glória de Deus. O seu esplendor era como o de uma pedra preciosíssima, como uma pedra de jaspe cristalino. Tinha uma grande e alta muralha, com doze portas e, junto delas, doze Anjos; tinha também nomes gravados, os nomes das doze tribos dos filhos de Israel: três portas a nascente, três portas ao norte, três portas ao sul e três portas a poente. A muralha da cidade tinha na base doze reforços salientes e neles doze nomes: os dos doze Apóstolos do Cordeiro. Na cidade não vi nenhum templo, porque o seu templo é o Senhor Deus omnipotente e o Cordeiro. A cidade não precisa da luz do sol nem da lua, porque a glória de Deus a ilumina e a sua lâmpada é o Cordeiro.
Palavra do Senhor.

Em vez da leitura precedente pode utilizar-se a seguinte:

II LEITURA – Ap 22, 12-14.16-17.20

«Vem, Senhor Jesus.»

Leitura do Livro do Apocalipse
Eu, João, ouvi uma voz que me dizia: «Eis que venho em breve e trago comigo a recompensa, para dar a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Felizes os que lavam as suas vestes, para terem direito à árvore da vida e poderem entrar, pelas portas, na cidade. Eu, Jesus, enviei o meu Anjo para vos dar testemunho no que diz respeito às Igrejas. Eu sou o rebento da descendência de David, a estrela brilhante da manhã». O Espírito e a Esposa dizem: «Vem!». E aquele que ouvir diga: «Vem!». Quem tem sede, venha; e quem a deseja, receba de graça a água da vida. Aquele que dá testemunho destas coisas diz: «Sim, Eu venho em breve». Amen! Vem, Senhor Jesus!
Palavra do Senhor.

ALELUIA – Jo 14, 23

Refrão: Aleluia. Repete-se

Se alguém Me ama, guardará a minha palavra.
Meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada. Refrão

EVANGELHO – Jo 14, 23-29

Jesus promete aos seus discípulos o Espírito Santo que lhes fará compreender a Sua mensagem e os ajudará a viver o seu Evangelho.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem Me não ama não guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou. Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que Eu vos disse: Vou partir, mas voltarei para junto de vós. Se Me amásseis, ficaríeis contentes por Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. Disse-vo-lo agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, acrediteis».
Palavra da salvação.

Em vez do Evangelho precedente pode utilizar-se o seguinte com o respectivo aleluia:

ALELUIA – cf. Jo 14, 18

Refrão: Aleluia. Repete-se

Não vos deixarei órfãos, diz o Senhor:
vou partir, mas virei de novo
e alegrar-se-á o vosso coração. Refrão

EVANGELHO – Jo 17, 20-26

«Sejam consumados na unidade»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e disse: «Pai santo, não peço somente por eles, mas também por aqueles que vão acreditar em Mim por meio da sua palavra, para que eles sejam todos um, como Tu, Pai, o és em Mim e Eu em Ti, para que também eles sejam um em Nós e o mundo acredite que Tu Me enviaste. Eu dei-lhes a glória que Tu Me deste, para que sejam um, como Nós somos um: Eu neles e Tu em Mim, para que sejam consumados na unidade e o mundo reconheça que Tu Me enviaste e que os amaste como a Mim. Pai, quero que onde Eu estou, também estejam comigo os que Me deste, para que vejam a minha glória, a glória que Me deste, por Me teres amado antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não Te conheceu, mas Eu conheci-Te e estes reconheceram que Tu Me enviaste. Dei-lhes a conhecer o teu nome e dá-lo-ei a conhecer, para que o amor com que Me amaste esteja neles e Eu esteja neles».
Palavra da salvação.