NA LITURGIA DESTE DOMINGO, quer no episódio da cananeia, contado no Evangelho, quer no texto de Isaías, que fala da ternura de Deus aos estrangeiros, quer na Carta de Paulo aos Romanos, em que ele se confessa mandatado para ser Apóstolo dos gentios, afirma-se que o dom de Deus, a salvação prometida em Jesus Cristo é para todos. A síntese dos três textos pode reduzir-se a esta certeza, a salvação universal. Todos são chamados a ser salvos em Jesus Cristo. São Paulo comentará isso na Carta aos Gálatas, quando diz que na família de Deus não há judeu nem grego, não há homem nem mulher, não há escravo nem homem livre, todos são chamados à “loucura” do Evangelho (cf. Gl 3, 28).

  • O episódio que Mateus conta no seu Evangelho revela a ternura de uma mãe cuja filha está possuída dos demónios e sabe que Jesus a pode salvar. Não pensa se Jesus é da sua seita ou não, se pertence ao seu grupo religioso ou a outro. Ela sabe que Jesus tem feito muitos milagres. Então limita-se a pedir. Jesus vai recusar, mesmo quando os discípulos lhe pedem para a atender, para se verem livres dela. Aquela mulher, porém, movida pelo amor que tem à filha, insiste dizendo apenas: «Socorre-me, Senhor.» (Mt 15, 25) Estabelece então um diálogo digno de qualquer filme: é Jesus a dizer «não pode o pão dos filhos ser deitado aos cachorrinhos», ao que a mulher responde: «Mas os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.» (Mt 15, 27) Perante a confiança desta mulher na ação de Jesus, Este acaba por lhe dizer: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas». (Mt 15, 28) Fica claro que a fé em Jesus Cristo não é um privilégio dado apenas aos cristãos, a sua mensagem pode ser acolhida por todos os homens e, se o for, o mundo adquire outras cores.
  • Nesta Carta aos Romanos, Paulo sabe que escreve preferencialmente a gentios que se tornaram cristãos. É sobretudo aos gentios que se dirige, falando-lhes do Evangelho de Jesus Cristo, elogiando a sua capacidade de conversão, afirmando-lhes que eles, outrora desobedientes, agora recebem incondicionalmente a misericórdia de Deus. A desobediência a Deus podia ser feita quer por judeus, quer por gentios, mas a misericórdia de Deus não faz aceção de pessoas, é para todos.
  • Esta ideia da universalidade da salvação aparece já no Antigo Testamento e o texto de Isaías que hoje tem lugar na liturgia é disso testemunho. O profeta começa por dizer que a fé e a confiança em Deus exigem o respeito pelo direito e a prática da justiça. É este quadro de comportamentos que, milénios depois, está consagrado nos direitos humanos que se tornam desde o princípio garantia de salvação. Esta atitude de justiça, de dar a cada um aquilo a que ele tem direito, pode ser praticada por qualquer pessoa. Por isso com diz o profeta, os estrangeiros também são conduzidos ao Monte Santo para depois seguirem, incondicionalmente, o caminho do Senhor. A fé em Deus não aceita aceção de pessoas.

Monsenhor Vitor feytor Pinto

 ******************************************

 LITURGIA DA PALAVRA:

«Mulher é grande a tua fé. Faça-se como desejas»

(Mt 15, 28)

I LEITURA – Is 56, 1.6-7

«Respeitai o direito, praticai a justiça, porque a minha salvação está perto»

Leitura do Livro de Isaías
Eis o que diz o Senhor: «Respeitai o direito, praticai a justiça, porque a minha salvação está perto e a minha justiça não tardará a manifestar-se. Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor para O servirem, para amarem o seu nome e serem seus servos, se guardarem o sábado, sem o profanarem, se forem fiéis à minha aliança, hei-de conduzi-los ao meu santo monte, hei-de enchê-los de alegria na minha casa de oração. Os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceites no meu altar, porque a minha casa será chamada ‘casa de oração para todos os povos’».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 66 (67), 2-3.5.6.8 (R. 4)

Refrão: Louvado sejais, Senhor,
pelos povos de toda a terra. Repete-se

Deus Se compadeça de nós e nos dê a sua bênção,
resplandeça sobre nós a luz do seu rosto.
Na terra se conhecerão os vossos caminhos
e entre os povos a vossa salvação. Refrão

Alegrem-se e exultem as nações,
porque julgais os povos com justiça
e governais as nações sobre a terra. Refrão

Os povos Vos louvem, ó Deus,
todos os povos Vos louvem.
Deus nos dê a sua bênção
e chegue o seu temor aos confins da terra.. Refrão

II LEITURA – Rom 11, 13-15.29-32

Ainda o destino do povo judeu

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: É a vós, os gentios, que eu falo: Enquanto eu for Apóstolo dos gentios, procurarei prestigiar o meu ministério a ver se provoco o ciúme dos homens da minha raça e salvo alguns deles. Porque, se da sua rejeição resultou a reconciliação do mundo, o que será a sua reintegração senão uma ressurreição de entre os mortos? Porque os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis. Vós fostes outrora desobedientes a Deus e agora alcançastes misericórdia, devido à desobediência dos judeus. Assim também eles desobedecem agora, de modo que, devido à misericórdia obtida por vós, também eles agora alcancem misericórdia. Efetivamente, Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos..
Palavra do Senhor.

ALELUIA – cf. Mt 4, 2

Refrão: Aleluia. Repete-se

Jesus proclamava o evangelho do reino
e curava todas as doenças entre o povo. Refrão

EVANGELHO – Mt 15, 21-28

A súplica da cananeia.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus retirou-Se para os lados de Tiro e Sidónia. Então, uma mulher cananeia, vinda daqueles arredores, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim. Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio». Mas Jesus não lhe respondeu uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-Lhe: «Atende-a, porque ela vem a gritar atrás de nós». Jesus respondeu: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: «Socorre-me, Senhor». Ele respondeu: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Mas ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos». Então Jesus respondeu-lhe: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas». E, a partir daquele momento, a sua filha ficou curada.
Palavra da salvação.