Uma das maiores tentações a que os cristãos podem ceder é a da passividade perante o mundo. Preocupados como podem estar com a salvação pessoal, esquecem-se muitas vezes da sua responsabilidade no anunciar do Evangelho. De facto, ninguém pode ser cristão sem dar testemunho de Cristo em toda a parte, sem anunciar os valores que constitui a Boa Nova que Jesus proclamou, sem ir ao encontro dos outros para transformar o mundo com gestos de justiça, de amor e de paz. O Evangelho deste domingo define com extraordinária clareza a missão evangelizadora do cristão. De facto, o evangelista Lucas fala expressamente da vocação dos discípulos, da urgência de encontrar operários para a vinha, das condições do evangelizador e da missão específica que lhe compete. Pode refletir-se sobre cada um destes elementos.

A vocação está bem definida no chamamento que Jesus faz aos 72 discípulos. Os cristãos de hoje também são chamados por Jesus para uma ação evangelizadora. O Batismo, para além de conter ritos de purificação (a água), e de iluminação (a luz do círio pascal) tem também a imposição do óleo crismal que significa a responsabilidade do cristão em dar testemunho de Jesus em toda a parte. O cristão para além de procurar a salvação própria, assume no Batismo a responsabilidade de ser Apóstolo para a salvação dos outros.

São poucos os evangelizadores. Não está em questão apenas o número de sacerdotes. A insuficiência do anúncio passa muitas vezes por uma certa passividade dos cristãos. Enviar operários para a vinha está também em dinamizar os cristãos para tornarem-se anunciadores da Boa Nova proclamada pelo Evangelho. Ser Apóstolo começa no dar testemunho de Cristo em toda a parte. E àqueles que lho pedirem, dar razão da esperança de vida eterna que há em si.

A liberdade é elemento fundamental para o anúncio da Boa Nova do Reino de Deus que Jesus Cristo veio proclamar. O Evangelho de hoje fala desta liberdade ao dizer: “Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar ninguém” (Lc 10 4). é uma proposta de liberdade perante as coisas e perante as pessoas, atitude fundamental para se ser fiel à verdade até ao fim. Este convite à pobreza define a condição do Apóstolo que não tem medo de perder quando anuncia Jesus Cristo.

E qual é a missão efetiva do Apóstolo? O texto do Evangelho é claro: “em qualquer casa onde entrardes dai a paz”.(Lc 10, 5). A tentação do cristão muitas vezes é ser moralista e, por isso, acusador, ou ser ritualista e, por isso, perder-se em fórmulas que repete quase sem sentido, ou até, ser doutrinador tornando dogma todas as suas afirmações. Nada disto é a missão do cristão. Compete-lhe apenas, em todas as circunstâncias, dar a paz, cuidar dos doentes, e a todos libertar, quando possível, do sofrimento. Missão luminosa de grande beleza a do cristão. Renunciar a esta missão diz o Evangelho, marginaliza, como marginalizada ficou a cidade de Sodoma.

A revisão de vida é também pedida aos Apóstolos, não para que contem sucessos mas para se aperfeiçoarem no anúncio do Reino de Deus que, pelo Batismo, lhes foi confiado.

Se conseguirem ser Apóstolos de verdade, os cristãos têm uma grande alegria (cf I leitura) e simultaneamente promovem a Salvação não por sucesso pessoal, mas com a sua identificação com Cristo Ressuscitado (II Leitura)

Monsenhor Vitor  Feytor Pinto.
********************************************
«IDE: (…).  NÃO LEVEIS BOLSA NEM ALFORGE NEM SANDÁLIAS (…).
QUANDO ENTRARDES NALGUMA CASA, DIZEI PRIMEIRO:
PAZ A ESTA CASA».

                                                                            (Lc 10, 3-5)

I LEITURA – Is 66, 10-14c

A alegria da salvação: «Farei correr a paz como um rio»

Leitura do Livro de Isaías
Alegrai-vos com Jerusalém, exultai com ela, tod¬os vós que a amais. Com ela enchei-vos de júbilo, todos vós que participastes no seu luto. Assim podereis beber e saciar-vos com o leite das suas consolações, podereis deliciar-vos no seio da sua magnificência. Porque assim fala o Senhor: «Farei correr para Jerusalém a paz como um rio e a riqueza das nações como torrente transbordante. Os seus meninos de peito serão levados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Como a mãe que anima o seu filho, também Eu vos confortarei: em Jerusalém sereis consolados. Quando o virdes, alegrar-se-á o vosso coração e, como a verdura, retomarão vigor os vossos membros. A mão do Senhor manifestar-se-á aos seus servos.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 65 (66), 1-3a.4-5.6-7a.16e.20 (R.1)

Refrão: A terra inteira aclame o Senhor. Repete-se

Aclamai a Deus, terra inteira,
cantai a glória do seu nome,
celebrai os seus louvores, dizei a Deus:
«Maravilhosas são as vossas obras». Refrão

A terra inteira Vos adore e celebre,
entoe hinos ao vosso nome.
Vinde contemplar as obras de Deus,
admirável na sua acção pelos homens. Refrão

Mudou o mar em terra firme,
atravessaram o rio a pé enxuto.
Alegremo-nos n’Ele:
domina eternamente com o seu poder. Refrão

Todos os que temeis a Deus, vinde e ouvi,
vou narrar-vos quanto Ele fez por mim.
Bendito seja Deus que não rejeitou a minha prece,
nem me retirou a sua misericórdia. Refrão

II LEITURA -I Gal 6, 14-18

Tudo é vão fora da relação com Jesus Cristo. E o encontro com Jesus Cristo faz-se na cruz.

Leitura da Epístola do Apóstolo São Paulo aos Gálatas
Irmãos: Longe de mim gloriar-me, a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão valem alguma coisa: o que tem valor é a nova criatura. Paz e misericórdia para quantos seguirem esta norma, bem como para o Israel de Deus. Doravante ninguém me importune, porque eu trago no meu corpo os estigmas de Jesus. Irmãos, a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito. Amen.
Palavra do Senhor.

ALELUIA – Col 3, 15a.16a

Refrão: Aleluia. Repete-se

Reine em vossos corações a paz de Cristo,
habite em vós a sua palavra. Refrão

EVANGELHO – Forma longa – Lc 10, 1-12.17-20

Quem quiser anunciar Jesus Cristo liberte-se primeiro da bolsa e do saco. E seja homem de paz.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’. Mas quando entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: ‘Até o pó da vossa cidade que se pegou aos nossos pés sacudimos para vós. No entanto, ficai sabendo: Está perto o reino de Deus’. Eu vos digo: Haverá mais tolerância, naquele dia, para Sodoma do que para essa cidade». Os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios nos obedeciam em teu nome». Jesus respondeu-lhes: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago. Dei-vos o poder de pisar serpentes e escorpiões e dominar toda a força do inimigo; nada poderá causar-vos dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos nos Céus».
Palavra da salvação.

EVANGELHO – Forma breve –  Lc 10, 1-9

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’.
Palavra da salvação.

).