O REINO DE DEUS É PARA OS SIMPLES – Jesus, no Evangelho, fala repetidas vezes no Reino de Deus. No início da sua vida pública diz que o Reino de Deus está próximo. Quando fala às multidões conta-lhes muitas parábolas do Reino comparando-o a um campo onde nasce o trigo e o joio, a uma rede que tem peixes de muitas qualidades, que cresce como o grão de mostarda, que tem trabalhadores que vão chegando a muitas horas e são tratados da mesma maneira. As 18 Parábolas do Reino revelam toda a mensagem de Jesus indicando as virtudes essenciais para se viver em amor e comunhão. Finalmente, na última etapa da sua vida, Jesus prepara os discípulos para continuarem o anúncio do Reino de Deus. A Igreja que, por vontade de Jesus, nasce do colégio dos Apóstolos, não é o Reino mas prepara e constrói progressivamente o Reino de Deus.
A liturgia deste domingo faz referência a este Reino de Deus. Zacarias canta a alegria da cidade plantada sobre o Monte Sião. Fala de um rei diferente que chega montado num jumentinho mas que, destruindo a guerra, constrói a paz. É o anúncio profético do Reino de Deus que urge construir não com a vitória das armas, mas com a simplicidade das relações de justiça e de amor.
No Evangelho, Jesus assume-se como referência ao dizer que só Ele conhece o Pai e é o Pai que O revela, para Ele, Jesus, revelar o Pai também. Quem poderá entrar nesta vida de Deus, participando do Reino que se prepara? Só os pequeninos, os simples, os humildes, os que sofrem, os que confiam. Por isso, Jesus tem três gritos maravilhosos: “Eu te bendigo ó Pai, porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos”; “Vinde a mim todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”; “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas vidas” (Mt 11, 25-30). Com estas e muitas expressões do Evangelho, compreende-se que o Reino de Deus não é para os poderosos e influentes, é sim, para aqueles que têm um coração de pobre ou lutam pela justiça, são sempre verdadeiros, e marcam a sua vida pela simplicidade em todas as circunstâncias.
Para adquirir esta simplicidade que prepara esta pertença ao Reino de Deus é preciso deixar-se conduzir pelo Espírito, como diz S. Paulo aos Romanos, “só os que se deixam guiar pelo Espírito são na verdade Filhos de Deus” (Rm 8, 14).
Na liturgia de hoje compreende-se facilmente que o Reino de Deus que o Senhor nos promete não é um reino de poder social, político ou económico, é um reino de serviço, um reino de amor. Só os simples poderão alguma vez fazer parte deste Reino.
Monsenhor Vítor Feytor Pinto **************************************
«SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO»
I LEITURA – Zac 9, 9-10
A humildade e mansidão como características do reino de Deus.
Leitura da Profecia de Zacarias
Eis o que diz o Senhor: «Exulta de alegria, filha de Sião, solta brados de júbilo, filha de Jerusalém. Eis o teu Rei, justo e salvador, que vem ao teu encontro, humildemente montado num jumentinho, filho duma jumenta. Destruirá os carros de combate de Efraim e os cavalos de guerra de Jerusalém; e será quebrado o arco de guerra. Anunciará a paz às nações: o seu domínio irá de um mar ao outro mar e do Rio até aos confins da terra».
Palavra do Senhor.
SALMO -144 (145), 1-2.8-9.10-11.13cd-14
Refrão: Louvarei para sempre o vosso nome, Senhor, meu Deus e meu Rei. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se
Quero exaltar-Vos, meu Deus e meu Rei,
e bendizer o vosso nome para sempre.
Quero bendizer-Vos, dia após dia,
e louvar o vosso nome para sempre. Refrão
O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
O Senhor é bom para com todos
e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas. Refrão
Graças Vos deem, Senhor, todas as criaturas
e bendigam-Vos os vossos fiéis.
Proclamem a glória do vosso reino
e anunciem os vossos feitos gloriosos. Refrão
O Senhor é fiel à sua palavra
e perfeito em todas as suas obras.
O Senhor ampara os que vacilam
e levanta todos os oprimidos. Refrão
II LEITURA – Rom 8, 9.11-13
O Espírito de Cristo conduz-nos a uma procura séra de Deus e dos homens, vendo em todos eles irmãos para amar e servir.
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: Vós não estais sob o domínio da carne, mas do Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas se alguém não tem o Espírito de Cristo, não Lhe pertence. Se o Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo Jesus de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós. Assim, irmãos, não somos devedores à carne, para vivermos segundo a carne. Se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito fizerdes morrer as obras da carne, vivereis.
Palavra do Senhor.
ALELUIA – cf. Mt 11, 25
Refrão: Aleluia. Repete-se
Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque revelastes aos pequeninos os mistérios do reino. Refrão
EVANGELHO – Mt 11, 25-30
Cristo bendiz o Pai, porque não esqueceu os humildes.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».
Palavra da salvação.