JESUS CRISTO É O PASTOR DAS OVELHAS –No Evangelho é frequente Jesus utilizar exemplos tirados da vida no campo para anunciar a Boa Nova do Reino. Várias vezes se fala das ovelhas que se perdem, das que estão protegidas no aprisco, de alguns que são ladrões e salteadores e de outros que protegem o rebanho. Por vezes chega a afirmar-se que Jesus é a porta das ovelhas. Na Liturgia de hoje retoma-se a mesma comparação quer na profecia de Jeremias, quer no texto de S. Marcos. O profeta Jeremias interpela os que são maus pastores que dispersam as ovelhas e não têm cuidado delas. Depois, o próprio Senhor se afirma pastor das ovelhas. Ele dará ao seu povo um rebento novo que pratica a justiça e constrói a paz (1ª leitura). S. Marcos avalia o povo que segue Jesus e classifica-o como ovelhas sem pastor. Por isso, as multidões correm atrás de Jesus Cristo à espera da salvação. Ele é o verdadeiro pastor das ovelhas (Evangelho). Na Carta aos Efésios, Paulo define Cristo como o verdadeiro Pastor que aproxima de Deus, que dá paz, que guia o seu povo, que permite a construção do homem novo (2ª leitura).

1. Dar-vos-ei pastores
Jeremias conhece a situação de Israel. Os responsáveis no governo do povo, os sacerdotes na administração do templo, os cidadãos na sua vida pessoal viviam numa enorme corrupção que, aliás, deu origem à queda de Jerusalém e ao cativeiro da Babilónia. É neste contexto que o profeta faz a denúncia daqueles que são maus pastores, exploram o povo, dispersam as tribos e não cuidam da comunidade. Deus tem direito de pedir-lhes contas do que não fazem e do que fazem mal. A profecia não pára, porém, na parte negativa. Deus promete ser Ele o Pastor que reunirá todas as ovelhas e lhes concederá um rebento novo, o Justo, capaz de conduzir o povo na justiça e na paz. O Senhor é a justiça.

2. Eram como ovelhas sem pastor
Esta página de S. Marcos tem 4 pontos que merecem reflexão. Primeiro, os discípulos fazem revisão de vida, avaliando o trabalho que, dois a dois, tinham realizado ao anunciarem a Boa Nova. Depois, vão para um lugar deserto para descansar mas, ao mesmo tempo, para fazerem oração. A seguir, atravessam o lago que nem sempre era fácil pelas tempestades que surpreendiam os pescadores. Finalmente, Jesus acolhe as multidões que sentem a violência da solidão e que eram ovelhas sem pastor. Jesus dispõe-se a ensinar-lhes muitas coisas. Nesta página pode encontrar-se a metodologia da acção evangelizadora: a avaliação do trabalho realizado, a oração na intimidade do diálogo com Deus, a travessia das dificuldades, o acolhimento de quem pode ser evangelizado. Todo o cristão tem muitas coisas a dar aos que quiserem receber a mensagem.

3. Em Cristo, uma relação nova com Deus
Paulo, à sua maneira, descreve o perfil de Cristo Bom Pastor: Ele aproxima-nos de Deus, Ele dá-nos a paz, Ele guia o seu povo por caminhos direitos, Ele dá vida ao homem novo, o homem segundo o Evangelho, Ele faz todos reconciliados com Deus, Ele, na força do Espírito Santo, oferece-nos a Boa Nova da paz. De facto, só quem se deixar conduzir por Jesus Cristo encontra a felicidade verdadeira.

Monsenhor Vítor Feytor Pinto
............................................................................

LITURGIA DA PALAVRA:

«COMPADECEU-SE DE TODA AQUELA GENTE,

PORQUE ERAM COMO OVELHAS SEM PASTOR.

E COMEÇOU A ENSINAR-LHES MUITAS COISAS.»

(MC 6, 34)

I LEITURA – Jer 23, 1-6

Jeremias censura os pastores de Israel porque dispersam e escorraçam os homens, em vez de os congregarem.

Leitura do Livro de Jeremias
Diz o Senhor: «Ai dos pastores que perdem e dispersam as ovelhas do meu rebanho!». Por isso, assim fala o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo: «Dispersastes as minhas ovelhas e as escorraçastes, sem terdes cuidado delas. Vou ocupar-Me de vós e castigar-vos, pedir-vos contas das vossas más ações – oráculo do Senhor. Eu mesmo reunirei o resto das minhas ovelhas de todas as terras onde se dispersaram e as farei voltar às suas pastagens, para que cresçam e se multipliquem. Dar-lhes-ei pastores que as apascentem e não mais terão medo nem sobressalto; nem se perderá nenhuma delas – oráculo do Senhor. Dias virão, diz o Senhor, em que farei surgir para David um rebento justo. Será um verdadeiro rei e governará com sabedoria; há-de exercer no país o direito e a justiça. Nos seus dias, Judá será salvo e Israel viverá em segurança. Este será o seu nome: ‘O Senhor é a nossa justiça’».
Palavra do Senhor.

SALMO – 22 (23), 1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)

Refrão: O Senhor é meu pastor: nada me faltará. Repete-se

O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados,
conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma. Refrão

Ele me guia por sendas direitas por amor  do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,
não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo:
o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança. Refrão

Para mim preparais a mesa
à vista dos meus adversários;
com óleo me perfumais a cabeça,
e o meu cálice transborda. Refrão

A bondade e a graça hão-de acompanhar-me
todos os dias da minha vida,
e habitarei na casa do Senhor
para todo o sempre. Refrão

II LEITURA – Ef 2, 13-18

Cristo vem derrubar os muros que dividem os homens. Para isso arriscou a vida e acabou por morrer na cruz. A esperança para este mundo não se deve procurar numa Lei mais completa, mas na imitação da atitude de Cristo. (Pe. João Resina)

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios
Irmãos: Foi em Cristo Jesus que vós, outrora longe de Deus, vos aproximastes d’Ele, graças ao sangue de Cristo. Cristo é, de facto, a nossa paz. Foi Ele que fez de judeus e gregos um só povo e derrubou o muro da inimizade que os separava, anulando, pela imolação do seu corpo, a Lei de Moisés com as suas prescrições e decretos. E assim, de uns e outros, Ele fez em Si próprio um só homem novo, estabelecendo a paz. Pela cruz reconciliou com Deus uns e outros, reunidos num só Corpo, levando em Si próprio a morte à inimizade. Cristo veio anunciar a boa nova da paz, paz para vós, que estáveis longe, e paz para aqueles que estavam perto. Por Ele, uns e outros podemos aproximar-nos do Pai, num só Espírito.
Palavra do Senhor.

ALELUIA – Jo 10, 27

Refrão: Aleluia. Repete-se

As minhas ovelhas escutam a minha voz,
diz o Senhor;
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refrão

EVANGELHO – Mc 6, 30-34

Jesus convida os Apóstolos à reflexão, indispensável ao fortalecimento da união com Deus. Sem a palavra de Deus os homens não encontram a união, são como ovelhas tresmalhadas de um rebanho a que falta o pastor.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, os Apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Então Jesus disse-lhes: «Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco». De facto, havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer. Partiram, então, de barco para um lugar isolado, sem mais ninguém. Vendo-os afastar-se, muitos perceberam para onde iam; e, de todas as cidades, acorreram a pé para aquele lugar e chegaram lá primeiro que eles. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se de toda aquela gente, porque eram como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Palavra da salvação.