A VERDADE NÃO É FACIL DE ACEITAR – O homem é um peregrino da verdade. O que faz o cientista senão procurar a verdade? Como reage quem ama, se duvida daquele que ama? Como se confirma na verdade quem procura Deus? Em todas as situações da vida a verdade que é proposta tem sempre quem a aceite e quem a recuse. É perante isto que o profeta, aquele que proclama a verdade em nome de Deus, é incompreendido, sofre perseguições e por vezes é mesmo excluído da “cidade”.

A Liturgia de hoje coloca-nos perante este problema, o da dificuldade na aceitação da verdade. Foi o que aconteceu com Jeremias a quem os grandes do povo acusaram ao rei. Disseram que dividia o povo, levaram-no à prisão, condenaram-no ao lodo da cisterna. A Jeremias valeu-lhe o etíope que intercedeu por ele e assim pôde ser salvo.

Situação idêntica viveu Jesus Cristo no seu peregrinar na terra. Percorria os caminhos fazendo o bem, anunciando a Boa Nova, curando doentes, limpando leprosos, socorrendo a todos. Tudo isto não foi bem visto pelos detentores do poder, que acabaram por prendê-lo e sujeitá-l’O a uma violenta condenação. O poder religioso, o sumo-sacerdote, o poder político, Pilatos, o poder étnico, Herodes, e até o poder popular convergiram num só para o crucificarem. É claro que muitos o tinham aclamado na entrada em Jerusalém dias antes, mas quantos sofreram a influência dos poderosos não resistiram à pressão que os levou também a condená-l’O. Com razão Jesus pôde dizer “Eu não vim trazer a paz à terra, mas a divisão”. Porque diz isto Jesus? Porque, até na mesma casa alguns podem aceitá-l’O e outros recusá-l’O. Também por isso, Jesus afirmou “Eu vim trazer o fogo à terra e que quero Eu senão que ele se acenda?” (Lc 12, 49). O fogo de que Jesus fala é a Boa Nova do Reino que proclama. Nestas expressões aparece claro que a verdade divide pela simples razão de muitos não a quererem aceitar.

Paulo pôde escrever que Cristo sofreu hostilidade e perseguição, apenas porque queria que todos se libertassem do pecado. Muitos, porém, queriam continuar a pecar. Aceitar a verdade na Pessoa de Jesus Cristo e viver em conformidade com ela é o desafio feito aos cristãos, é o apelo de salvação

Monsenhor Vitor Feytor Pinto.
***************************************************

«EU VIM TRAZER O FOGO À TERRA.»

(Lc 12, 49)

I LEITURA – Jer 38, 4-6.8-10

Jeremias tem uma mensagem que os altos funcionários consideram subversiva. Apoderam-se dele e lançaram-no numa cisterna.

Leitura do Livro de Jeremias
Naqueles dias, os ministros disseram ao rei de Judá: «Esse Jeremias deve morrer, porque semeia o desânimo entre os combatentes que ficaram na cidade e também todo o povo com as palavras que diz. Este homem não procura o bem do povo, mas a sua perdição». O rei Sedecias respondeu: «Ele está nas vossas mãos; o rei não tem poder para vos contrariar». Apoderaram-se então de Jeremias e, por meio de cordas, fizeram-no descer à cisterna do príncipe Melquias, situada no pátio da guarda. Na cisterna não havia água, mas apenas lodo, e Jeremias atolou-se no lodo. Entretanto, Ebed-Melec, o etíope, saiu do palácio e falou ao rei: «Ó rei, meu senhor, esses homens procederam muito mal tratando assim o profeta Jeremias: meteram-no na cisterna, onde vai morrer de fome, pois já não há pão na cidade». Então o rei ordenou a Ebed-Melec, o etíope: «Leva daqui contigo três homens e retira da cisterna o profeta Jeremias, antes que ele morra».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 39 (40), 2.3.4.18 (R. 14b)

Refrão: Senhor, socorrei-me sem demora. Repete-se

Esperei no Senhor com toda a confiança
e Ele atendeu-me.
Ouviu o meu clamor
e retirou-me do abismo e do lamaçal,
assentou os meus pés na rocha
e firmou os meus passos. Refrão

Pôs em meus lábios um cântico novo,
um hino de louvor ao nosso Deus.
Vendo isto, muitos hão-de temer
e pôr a sua confiança no Senhor. Refrão

Eu sou pobre e infeliz:
Senhor, cuidai de mim.
Sois o meu protector e libertador:
ó meu Deus, não tardeis. Refrão

II LEITURA – Hebr 12, 1-4

«Corramos com perseverança para o combate que se apresenta diante de nós»

Leitura da Epístola aos Hebreus
Irmãos: Estando nós rodeados de tão grande número de testemunhas, ponhamos de parte todo o fardo e pecado que nos cerca e corramos com perseverança para o combate que se apresenta diante de nós, fixando os olhos em Jesus, guia da nossa fé e autor da sua perfeição. Renunciando à alegria que tinha ao seu alcance, Ele suportou a cruz, desprezando a sua ignomínia, e está sentado à direita do trono de Deus. Pensai n’Aquele que suportou contra Si tão grande hostilidade da parte dos pecadores, para não vos deixardes abater pelo desânimo. Vós ainda não resististes até ao sangue, na luta contra o pecado.
Palavra do Senhor.

ALELUIA – Jo 10, 27

Refrão: Aleluia. Repete-se

As minhas ovelhas escutam a minha voz,
diz o Senhor;
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refrão

EVANGELHO – Lc 12, 49-53

Cristo, contrariamente ao que esperavam os seus contemporâneos, não anuncia um Reino de tranquilidade, mas de inquietação.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu vim trazer o fogo à terra e que quero Eu senão que ele se acenda? Tenho de receber um baptismo e estou ansioso até que ele se realize. Pensais que Eu vim estabelecer a paz na terra? Não. Eu vos digo que vim trazer a divisão. A partir de agora, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra».
Palavra da salvação.