XX DOMINGO DO TEMPO COMUM-17 de Agosto de 2014

“«MULHER, É GRANDE A TUA FÉ. FAÇA-SE COMO DESEJAS.»

E, A PARTIR DAQUELE MOMENTO, A SUA FILHA FICOU CURADA.”

(Mt 15, 28)

I LEITURA – Is 56, 1.6-7

«Respeitai o direito, praticai a justiça»

Leitura do Livro de Isaías
Eis o que diz o Senhor: «Respeitai o direito, praticai a justiça, porque a minha salvação está perto e a minha justiça não tardará a manifestar-se. Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor para O servirem, para amarem o seu nome e serem seus servos, se guardarem o sábado, sem o profanarem, se forem fiéis à minha aliança, hei-de conduzi-los ao meu santo monte, hei-de enchê-los de alegria na minha casa de oração. Os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceites no meu altar, porque a minha casa será chamada ‘casa de oração para todos os povos’».

SALMO – 66 (67), 2-3.5.6.8 (R. 4)

Refrão: Louvado sejais, Senhor,
pelos povos de toda a terra. Repete-se

Deus Se compadeça de nós e nos dê a sua bênção,
resplandeça sobre nós a luz do seu rosto.
Na terra se conhecerão os vossos caminhos
e entre os povos a vossa salvação. Refrão

Alegrem-se e exultem as nações,
porque julgais os povos com justiça
e governais as nações sobre a terra. Refrão

Os povos Vos louvem, ó Deus,
todos os povos Vos louvem.
Deus nos dê a sua bênção
e chegue o seu temor aos confins da terra. Refrão

II LEITURA – Rom 11, 13-15.29-32

Ainda o destino do povo judeu

Leitura da Epístola do Apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: É a vós, os gentios, que eu falo: Enquanto eu for Apóstolo dos gentios, procurarei prestigiar o meu ministério a ver se provoco o ciúme dos homens da minha raça e salvo alguns deles. Porque, se da sua rejeição resultou a reconciliação do mundo, o que será a sua reintegração senão uma ressurreição de entre os mortos? Porque os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis. Vós fostes outrora desobedientes a Deus e agora alcançastes misericórdia, devido à desobediência dos judeus. Assim também eles desobedecem agora, de modo que, devido à misericórdia obtida por vós, também eles agora alcancem misericórdia. Efectivamente, Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos.

ALELUIA – cf. Mt 4, 2

Refrão: Aleluia. Repete-se

Jesus proclamava o evangelho do reino
e curava todas as doenças entre o povo. Refrão

EVANGELHO – Mt 15, 21-28

A súplica da cananeia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus retirou-Se para os lados de Tiro e Sidónia. Então, uma mulher cananeia, vinda daqueles arredores, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim. Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio». Mas Jesus não lhe respondeu uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-Lhe: «Atende-a, porque ela vem a gritar atrás de nós». Jesus respondeu: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: «Socorre-me, Senhor». Ele respondeu: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Mas ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos». Então Jesus respondeu-lhe: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas». E, a partir daquele momento, a sua filha ficou curada.

XX DOMINGO TEMPO COMUM – A UNIVERSALIDADE DA SALVAÇÃO

Há muitos cristãos que consideram que só a fé em Jesus Cristo e na Igreja Católica é garantia de salvação. Os três textos da liturgia de hoje, vêm revelar precisamente o contrário. O profeta Isaías diz claramente que também os estrangeiros que respeitarem o direito e praticarem a justiça, guardarem o sábado e amarem a Deus e aos irmãos, também eles têm a salvação. Paulo, na Carta aos Romanos afirma-se como Apóstolo dos gentios. Tem pena de não se dedicar tanto aos seus irmãos na fé judaica onde nascera, mas anunciar Jesus Cristo aos que nunca conheceram a Lei de Moisés, anunciar Jesus aos gentios, constitui um desafio de salvação para todos. O próprio Jesus foi interpelado pela mulher cananeia que lhe suplicava a cura da filha. Jesus chegou a usar uma frase de extrema violência: “Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos” (Mt 15, 26?). A mulher, porém, que não conhecia Jesus senão por referência respondeu com coragem extrema: “Também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos” (Mt 15, 27?). Jesus elogiou a fé dessa mulher cuja filha ficou curada. A ternura de Deus não faz acepção de pessoas é mesmo para todos.

O Concílio Ecuménico, Vaticano II, consagrou esta universalidade da salvação. Na Lumen Gentium, constituição sobre a Igreja, depois de afirmar-se que a Igreja é o novo povo de Deus, diz-se expressamente que a ela pertencem já os catecúmenos (LG 13); a ela se referem os que não acreditando na Igreja acreditam em Cristo, os ortodoxos e protestantes (LG 14); também está aberta para acolher os que não acreditando em Cristo acreditam em Deus único, judeus e muçulmanos (LG 15); a Igreja vê também com bons olhos os que acreditam na divindade e têm uma predilecção especial pelos homens e mulheres de boa vontade que não tendo conhecido Jesus Cristo querem viver uma vida recta segundo os critérios da justiça e da liberdade verdadeira (LG 16). Com razão o Papa Francisco afirma que a Igreja não pode excluir ninguém. Ela é mesmo sacramento universal de salvação.

No tempo novo que está a viver-se nas comunidades cristãs, com o desafio da Nova Evangelização, o Papa Francisco convida os cristãos ao compromisso missionário. A Exortação Pastoral Evangelium Gaudium é um verdadeiro programa de abertura da Igreja a todos os povos. Cada cristão é missionário e a sua vocação tem consigo o dever de pelo testemunho e pelo diálogo oportuno revelar a todos os homens, sem excepção, que Jesus é o Redentor, “não há nenhum outro nome em que se possa ser salvo” (Act 2??).

Monsenhor Vítor Feytor Pinto (in Revista LiturgiaDiária, ed. Paulus)