NATAL – 25 de Dezembro de 2015

MISSA DA MEIA-NOITE

I LEITURA – Is 9, 2-7 (1-6)

O Profeta Isaías anuncia o nascimento do Salvador, que será o, “ Príncipe da paz”.

Leitura do Livro de Isaías
O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz começou a brilhar. Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. Rejubilam na vossa presença, como os que se alegram no tempo da colheita, como exultam os que repartem despojos. Vós quebrastes, como no dia de Madiã, o jugo que pesava sobre o povo, o madeiro que ele tinha sobre os ombros e o bastão do opressor. Todo o calçado ruidoso da guerra e toda a veste manchada de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão pasto das chamas. Porque um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado. Tem o poder sobre os ombros e será chamado «Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz». O seu poder será engrandecido numa paz sem fim, sobre o trono de David e sobre o seu reino, para o estabelecer e consolidar por meio do direito e da justiça, agora e para sempre. Assim o fará o Senhor do Universo.
Palavra do Senhor.

SALMO – 95 (96), 1-2a.2b-3.11-12.13

Refrão: Hoje nasceu o nosso salvador,
Jesus Cristo, Senhor. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor, terra inteira,
cantai ao Senhor, bendizei o seu nome. Refrão

Anunciai dia a dia a sua salvação,
publicai entre as nações a sua glória,
em todos os povos as suas maravilhas. Refrão

Alegrem-se os céus, exulte a terra,
ressoe o mar e tudo o que ele contém,
exultem os campos e quanto neles existe,
alegrem-se as árvores das florestas. Refrão

Diante do Senhor que vem,
que vem para julgar a terra:
julgará o mundo com justiça
e os povos com fidelidade. Refrão

II LEITURA – Tito 2, 11-14

«A graça de Deus fonte de salvação para todos os homens»

Leitura da Epístola do Apóstolo São Paulo a Tito
Caríssimo: Manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos, para vivermos, no tempo presente, com temperança, justiça e piedade, aguardando a ditosa esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que Se entregou por nós, para nos resgatar de toda a iniquidade e preparar para Si mesmo um povo purificado, zeloso das boas obras.
Palavra do Senhor.

ALELUIA – Lc 2, 10-11

Refrão: Aleluia. Repete-se

Anuncio-vos uma grande alegria:
Hoje nasceu o nosso salvador, Jesus Cristo, Senhor. Refrão

EVANGELHO – Lc 2, 1-14

«Nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este primeiro recenseamento efectuou-se quando Quirino era governador da Síria. Todos se foram recensear, cada um à sua cidade. José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que estava para ser mãe. Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. Disse-lhes o Anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura». Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».
Palavra da salvação.

MISSA DO DIA

I LEITURA – Is 52, 7-10

É bom anunciar a paz. «E todos os confins da Terra verão a salvação do nosso Deus».

Leitura do Livro de Isaías
Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama a salvação e diz a Sião: «O teu Deus é Rei». Eis o grito das tuas sentinelas que levantam a voz. Todas juntas soltam brados de alegria, porque vêem com os próprios olhos o Senhor que volta para Sião. Rompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consola o seu povo, resgata Jerusalém. O Senhor descobre o seu santo braço à vista de todas as nações e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.
Palavra do Senhor.

SALMO – 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 3c)

Refrão: Todos os confins da terra
viram a salvação do nosso Deus. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória. Refrão

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel. Refrão

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai. Refrão

Cantai ao Senhor ao som da cítara,
ao som da cítara e da lira;
ao som da tuba e da trombeta,
aclamai o Senhor, nosso Rei. Refrão

II LEITURA – Hebr 1, 1-6

Deus, que falou outrora pelos profetas, nestes tempos que são os últimos, falou-nos pelo Seu Filho.

Leitura da Epístola aos Hebreus
Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho, a quem fez herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo. Sendo o Filho esplendor da sua glória e imagem da sua substância, tudo sustenta com a sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, sentou-Se à direita da Majestade no alto dos Céus e ficou tanto acima dos Anjos quanto mais sublime que o deles é o nome que recebeu em herança. A qual dos Anjos, com efeito, disse Deus alguma vez: «Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei»? E ainda: «Eu serei para Ele um Pai e Ele será para Mim um Filho»? E de novo, quando introduziu no mundo o seu Primogénito, disse: «Adorem-n’O todos os Anjos de Deus».
Palavra do Senhor.

ALELUIA

Refrão: Aleluia. Repete-se

Santo é o dia que nos trouxe a luz.
Vinde adorar o Senhor.
Hoje, uma grande luz desceu sobre a terra. Refrão 

EVANGELHO – Forma longa Jo 1, 1-18

O Verbo de Deus, por quem todas as coisas foram feitas, fez-se carne e habitou entre nós.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. N’Ele estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas e as trevas não a receberam. Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. Estava no mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o que era seu e os seus não O receberam. Mas àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho d’Ele, exclamando: «É deste que eu dizia: ‘O que vem depois de mim passou à minha frente, porque existia antes de mim’». Na verdade, foi da sua plenitude que todos nós recebemos graça sobre graça. Porque, se a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. A Deus, nunca ninguém O viu. O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer.
Palavra da salvação.

EVANGELHO – Forma breve Jo 1, 1-5.9-14

«O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. N’Ele estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas e as trevas não a receberam. O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. Estava no mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o que era seu e os seus não O receberam. Mas àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade.
Palavra da salvação.

NATAL DO SENHOR – NASCEU-NOS HOJE O SALVADOR

Anunciado pelos profetas, prometido como Salvador e Redentor, Jesus nasceu em Belém, quando se cumpriram os tempos. É o nascimento de Jesus que a Igreja comemora em cada Natal. A simplicidade dos textos neste dia de Natal corresponde à simplicidade de um Deus que se faz Menino para realizar a salvação da Humanidade. Jesus é a presença de Deus no meio dos homens. Na sua dupla natureza, sendo Deus, quis fazer-se homem, para que todos os homens se tornassem, por Ele, filhos adoptivos de Deus. Com o Nascimento de Jesus começa o grande acontecimento da Redenção. Feito homem, aceitou percorrer os caminhos humanos, anunciou a Boa Nova aos pobres, curou os doentes, perdoou aos pecadores, ressuscitou os mortos. Incompreendido foi condenado à morte na cruz. Ao terceiro dia ressuscitou e convidou tudo e todos a ressuscitarem com Ele. Pela Ressurreição completará o Mistério da Redenção. Neste Dia de Natal, porém, podemos dizer nasceu-nos hoje o Salvador. Jesus é o mensageiro que anuncia a paz (1ª leitura). Jesus é a Palavra viva do Pai que revela o amor de Deus à Humanidade (2ª leitura). Jesus é a Luz nova que veio a este mundo (Evangelho).

1. O mensageiro
Isaías, com palavras carregadas de poesia, faz o elogio de Jesus com uma visão profética, antecipada 500 anos. “Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz” . “Ele traz a Boa Nova e proclama a salvação”. Com uma linguagem muito simples o profeta faz o elogio do Messias. É ele a esperança de Israel. Só por ele será possível ultrapasssar o cativeiro da Babilónia. Só com ele se conseguirá recuperar a glória de Israel. Mas a promessa de Deus é tal, no seu anúncio messiânico, que Isaías pede ao povo que solte brados de alegria porque o Senhor vem. A redenção de Israel será tal que “todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” (Is 52, 10). Este texto de Isaías é um hino profético que exalta o Messias por chegar. Todas as expressões do profeta se referem à Pessoa de Jesus. Daí a importância de ler a profecia de Isaías nestes dias de Natal.

2. A Palavra da vida
A Carta aos Hebreus começa com uma expressão muito bela: “tendo outrora Deus falado a nossos pais pelos profetas, nestes dias que são os últimos, falou-nos por seu Filho a quem fez herdeiro de todas as coisas” (Hb 1, 1-2). Jesus é a Palavra de Deus por excelência. Ainda recentemente Bento XVI, na Exortação Pastoral Verbum Domini, refere que Deus fala aos homens e a sua Palavra Viva é Jesus Cristo. Deus fez Jesus herdeiro e criador de tudo. É ele, Cristo, que revela todos os desígnios de Deus. Em Cristo são perdoados todos os pecados. Ele é o único Salvador. Por isso já as escrituras diziam “és meu Filho, hoje mesmo te gerei. Eu sou para ti um Pai e tu és para mim um Filho” (Heb 1, 5). Não é então possível ser cristão sem “respirar” e pôr em prática a Palavra Viva de Deus.

3. A Luz nova que vem a este mundo
Na missa do dia, nesta festa de Natal, os cristãos são convidados a lêr o Prólogo do Evangelho de João. É um texto lindíssimo que tem 4 ideias que podem constituir suporte a toda a vida cristã. “Antes do mundo ser mundo, aquele que é a Palavra já existia…tudo foi feito por Ele” (Jo 1, 1-2). Deus fala aos homens através de Jesus. É por isso fundamental saber escutá-l’O (1). “N’Ele estava a vida. E a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas.” (Jo 1, 5). É fácil compreender que o mundo, também o contemporâneo, tem inúmeras trevas. Quando se pensa na cultura da morte, no desprezo da dignidade humana, no atropelo das liberdades, compreende-se que é urgente uma luz nova para vir a este mundo. Só Jesus Cristo é a luz verdadeira (2). “Veio para o que era seu e os seus não o receberam” (Jo 1, 11). Jesus continua a nascer na Humanidade. Encontra inúmeras pessoas em festa que o não conhecem, nem o querem receber. É urgente que os cristãos, acreditem no seu Nome e, tornando-se filhos de Deus, sejam capazes de construir um mundo novo onde se viva a justiça e a paz (3). A Palavra encarnou e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória (Jo 1, 14). É este o Mistério da Encarnação, Jesus Filho de Deus fez-se Homem e é para toda a Humanidade razão de esperança (4). Se se compreender a mensagem do Prólogo de João, entende-se o Nascimento de Jesus com critérios novos que podem renovar as pessoas e transformar o mundo. Hoje nasceu para nós o Salvador.

Monsenhor Vítor Feytor Pinto

Comments are closed.