II DOMINGO DO TEMPO COMUM – 15 de Janeiro de 2011

«TU ÉS SIMÃO, FILHO DE JOÃO.

 CHAMAR-TE-ÁS CEFAS QUE QUER DIZER “PEDRO.”

                                                                                                             (Jo 1, 42)

LEITURA I – Sam 3, 3b-10.19

«Falai, Senhor, que o vosso servo escuta»

Leitura do Primeiro Livro de Samuel
Naqueles dias, Samuel dormia no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. O Senhor chamou Samuel e ele respondeu: «Aqui estou». E, correndo para junto de Heli, disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Mas Heli respondeu: «Eu não te chamei; torna a deitar-te». E ele foi deitar-se. O Senhor voltou a chamar Samuel. Samuel levantou-se, foi ter com Heli e disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Heli respondeu: «Não te chamei, meu filho; torna a deitar-te». Samuel ainda não conhecia o Senhor, porque, até então, nunca se lhe tinha manifestado a palavra do Senhor. O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele levantou-se, foi ter com Heli e disse: «Aqui estou, porque me chamaste». Então Heli compreendeu que era o Senhor que chamava pelo jovem. Disse Heli a Samuel: «Vai deitar-te; e se te chamarem outra vez, responde: ‘Falai, Senhor, que o vosso servo escuta’». Samuel voltou para o seu lugar e deitou-se. O Senhor veio, aproximou-Se e chamou como das outras vezes: «Samuel, Samuel!» E Samuel respondeu: «Falai, Senhor, que o vosso servo escuta». Samuel foi crescendo; o Senhor estava com ele e nenhuma das suas palavras deixou de cumprir-se.
Palavra do Senhor.

SALMO – 39 (40), 2.4ab.7-8a.8b-9.10-11 (R. 8a.9a)

Refrão: Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade. Repete-se

Esperei no Senhor com toda a confiança
e Ele atendeu-me.
Pôs em meus lábios um cântico novo,
um hino de louvor ao nosso Deus. Refrão

Não Vos agradaram sacrifícios nem oblações,
mas abristes-me os ouvidos;
não pedistes holocaustos nem expiações,
então clamei: «Aqui estou». Refrão

«De mim está escrito no livro da Lei
que faça a vossa vontade.
Assim o quero, ó meu Deus,
a vossa lei está no meu coração». Refrão

«Proclamei a justiça na grande assembleia,
não fechei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis.
Não escondi a justiça no fundo do coração,
proclamei a vossa bondade e fidelidade». Refrão

II LEITURA – 1 Cor 6, 13c-15a.17-20

S. Paulo lembra aos cristão de Corinto, que viviam numn ambiente pagão, que não podem usar dos seus corpos como simples instrumento de prazer. 

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
Irmãos: O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Aquele que se une ao Senhor constitui com Ele um só Espírito. Fugi da imoralidade. Qualquer outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo; mas o que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós e vos foi dado por Deus? Não pertenceis a vós mesmos, porque fostes resgatados por grande preço: glorificai a Deus no vosso corpo.
Palavra do Senhor.

EVANGELHO – Jo 1, 35-42

João Baptista revela Jesus aos discípulos.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, estava João Baptista com dois dos seus discípulos e, vendo Jesus que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus». Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras e seguiram Jesus. Entretanto, Jesus voltou-Se; e, ao ver que O seguiam, disse-lhes: «Que procurais?». Eles responderam: «Rabi – que quer dizer ‘Mestre’ – onde moras?». Disse-lhes Jesus: «Vinde ver». Eles foram ver onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era por volta das quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, foi um dos que ouviram João e seguiram Jesus. Foi procurar primeiro seu irmão Simão e disse-lhe: «Encontrámos o Messias» – que quer dizer ‘Cristo’ –; e levou-o a Jesus. Fitando os olhos nele, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, filho de João. Chamar-te-ás Cefas» – que quer dizer ‘Pedro’.
Palavra da salvação.

A VOCAÇÃO DO CRISTÃO

Com este domingo inicia-se um novo tempo liturgico, depois do ciclo do Natal. É o tempo comum. Durante os domingos do tempo comum que se celebram entre a Epifania e o princípio da Quaresma, numa primeira parte, e depois do Pentecostes, numa segunda parte, a Igreja convida os cristãos a reflectirem sobre a sua própria vida, dando linhas de orientação para tudo o que é ser cristão. Neste primeiro domingo do tempo comum os cristãos são convidados a pensar na sua vocação. Foram chamados por Deus, responderam generosamente a essa chamada e é-lhes entegue uma missão. Chamada, resposta e missão são os três momentos essenciais à vocação cristã. Foi assim a vocação de André e de Pedro, a quem o Senhor convidou a segui-l’O. A Pedro, Jesus muda-lhe mesmo o nome, uma vez que Simão, irmão de André, será a “pedra” fundamental da Igreja. Jesus dir-lhe-à mesmo um dia “tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18). Já no Antigo Testamento há sinais identificativos do que é a vocação. O caso de Samuel é paradigmático. Ele ouve a voz de Deus que o sumo sacerdote Eli interpreta. Samuel dispôs-se a escutar a voz de Deus e, finalmente, toda a sua vida fica consagrada ao projecto divino. Também aqui há a chamada, a resposta e a missão (1ª leitura). Seguir a vocação é uma proposta feita ao homem todo. Também o corpo é envolvido na missão que ao cristão é confiada. Paulo afirma-o por duas vezes: “sois membros de Cristo, e o vosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em vós” (2º leitura). A liturgia de hoje desafia o cristão a ser fiel à sua vocação e à missão que o Senhor lhe confia.

1. A vocação de Samuel
A chamada de Deus ao jovem Samuel que habitava no templo é paradigmática. Inicialmente, Samuel não sabe que Deus o chama. Ajudado pelo sumo sacerdote Eli, compreenderá que chega até ele a voz de Deus. Aconselhado, soube responder: “falai Senhor que o vosso servo escuta” (1 Sam 3, 10). A partir daí toda a sua vida está marcada pela vontade de Deus. Cumpriu-se nele uma missão extraordinária que o levará até ser mensageiro para tornar David, rei de Israel (cf Sm 17, 12-13).

2. A vocação dos primeiros Apóstolos
Quando João Baptista disse de Jesus que Ele era “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29), muitos dos seus discípulos ficaram com curiosidade de conhecer esse homem. Foram então perguntar a Jesus onde morava. Era uma maneira de tentar conhecê-l’O. Jesus convidou-os a uma experiência: “vinde e vede.” Foi depois que Jesus os convidou a segui-l’O. Se André tinha sido o primeiro a falar com Jesus, ele quis apresentar-lhe o seu irmão, Simão. É então que, a Simão, Jesus entrega uma responsabilidade grande, ser uma pedra viva, de uma nova construção: “Tu, és Simão, filho de João. Chamar-te-às Cefas – que quer dizer “Pedro” “(Jo 1, 42). Apesar da sua debilidade no decurso do Evangelho que vamos conhecendo, Jesus escolheu Pedro para ser o mais responsável na Igreja. E Pedro que chegara a negar Jesus acabará por dar a vida por Cristo.

3. Os cristãos são templo do Espírito Santo
A resposta à vocação é dada pelo ser humano na sua totalidade. Dizer sim à chamada de Deus é uma questão do homem todo. Também o corpo está envolvido nesta entrega. Esta é a mensagem de Paulo aos cristãos de Corinto que tinham desde há muito o culto do corpo. Também o corpo é para o Senhor, porque diz Paulo “sois membros de Cristo, e sois templos do Espírito Santo que habita em vós”. Também o corpo é dado à ressurreição. É o ser humano na sua totalidade que vive para o Senhor.

Monsenhor Vítor Feytor Pinto (in Revista Liturgia Diária, ed. Paulus)

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