BAPTISMO DO SENHOR – 11 de Janeiro de 2015

«Tu és o meu Filho muito amado:

em Ti pus a minha complacência»

Baprtismo de Cristo

Baprtismo de Cristo

(Mc  1,11)

I LEITURA – Is 42, 1-4.6-7

«Eis o meu servo, (…) enlevo da minha alma»

Leitura do Livro de Isaías
Diz o Senhor: «Eis o meu servo, a quem Eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma. Sobre ele fiz repousar o meu espírito, para que leve a justiça às nações. Não gritará, nem levantará a voz, nem se fará ouvir nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega: proclamará fielmente a justiça. Não desfalecerá nem desistirá, enquanto não estabelecer a justiça na terra, a doutrina que as ilhas longínquas esperam. Fui Eu, o Senhor, que te chamei segundo a justiça; tomei-te pela mão, formei-te e fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirares do cárcere os prisioneiros e da prisão os que habitam nas trevas».
Palavra do Senhor.

SALMO – 28 (29), 1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R. 11b)

Refrão: O Senhor abençoará o seu povo na paz.

Tributai ao Senhor, filhos de Deus,
tributai ao Senhor glória e poder.
Tributai ao Senhor a glória do seu nome,
adorai o Senhor com ornamentos sagrados. Refrão

A voz do Senhor ressoa sobre as nuvens,
o Senhor está sobre a vastidão das águas.
A voz do Senhor é poderosa,
a voz do Senhor é majestosa. Refrão

A majestade de Deus faz ecoar o seu trovão
e no seu templo todos clamam: Glória!
Sobre as águas do dilúvio senta-Se o Senhor,
o Senhor senta-Se como Rei eterno. Refrão

II LEITURA – Actos 10, 34-38

«Deus ungiu-O com o Espírito Santo»

Leitura dos Actos dos Apóstolos
Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: «Na verdade, eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável. Ele enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do baptismo que João pregou: Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo demónio, porque Deus estava com Ele».
Palavra do Senhor.

ALELUIA – Mc 9, 6

Refrão: Aleluia. Repete-se

Abriram-se os céus e ouviu-se a voz do Pai:
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». Refrão

EVANGELHO – Mc 1, 7-11

Num gesto de humildade Jesus submete-se ao baptismo de penitência de João.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, João começou a pregar, dizendo: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo». Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no rio Jordão. Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre Ele. E dos céus ouviu-se uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência».
Palavra da salvação.

BAPTISMO DO SENHOR – JESUS, O FILHO DE DEUS MUITO AMADO

Com a liturgia de hoje fecha-se o ciclo do Natal. Terminado o tempo de silêncio em Nazaré, Jesus começa a sua vida pública preparando-se para o anúncio da Boa Nova do Reino. Jesus sujeita-se às tradições do seu povo. Muitos, naquele tempo, escutavam João nas margens do Rio Jordão e eram baptizados por ele. Aceitando também este ritual, Jesus pede a João Baptista para ser baptizado e, quando entra na água, o Espírito sob a forma de pomba repousa sobre Ele e do céu ouve-se uma voz que diz assim: «Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência». (Mc 1, 11). A partir daí, João Baptista proclamá-lo-à o Cordeiro de Deus que veio para tirar o pecado do mundo. O testemunho de João constitui a primeira proclamação de Jesus Cristo como Filho de Deus, Salvador.

Nos três textos da Palavra de Deus, refere-se a importância da justiça. Por 6 vezes a palavra justiça aparece como referência para todos os comportamsntos humanos. O Servo de Javé veio para trazer a justiça à humanidade, Jesus Cristo fundamenta o mandamento do amor no dar a cada um aquilo a que tem direito e, finalmente, os Actos dos Apóstolos reconhecem que Jesus não faz acepção de pessoas. N’Ele todos os seres humanos são iguais e, da mesma forma, amados por Deus.

O eleito de Deus, na linguagem de Isaías, não quebrará a cana já fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega. O Servo do Senhor vem proclamar a justiça a todos os povos e, por isso, a Boa Nova será anunciada aos pobres, as cadeias dos prisioneiros serão quebradas e uma nova luz iluminará a face da terra. O Servo de Deus, anunciado na profecia de Isaías, é à distância de 500 anos a Pessoa de Jesus, Redentor de toda a Humanidade.

Jesus que entra na história dos homens é anunciado por João como o Salvador. O seu Baptismo ultrapasssa a simples noção de penitência que João proclamava. O Baptismo de Jesus refere a água que purifica, mas, também, o Espírito que salva. É neste ritual, na água e no Espírito, que todos os discípulos de Cristo serão baptizados. Pelo Baptismo todos receberão o perdão dos pecados, todos se deixarão apanhar pela luz do Espírito Santo, todos darão testemunho de valores novos a proclamar no Evangelho. Pelo Baptismo uma nova luz desce sobre o mundo e nessa luz todos podem ser salvos.

Comentários de Monsenhor Vítor Feytor Pinto – (in Revista LiturgiaDiária, com autorização da Paulus Editora)

 

Comments are closed.