Conferência dos Santos Reis Magos
A Sociedade de S. Vicente de Paulo foi fundada em 23 de Abril de 1833 por um grupo de 7 jovens universitários, liderado por Antoine Fréderic Ozanan, estudante de Direito na Sorbonne, então apenas com 20 anos de idade.
A Sociedade de S. Vicente de Paulo, – no primeiro ano designada de Sociedade da Caridade -, surgiu para dar resposta às criticas com que os estudantes ateus atacavam os estudantes católicos: “Os cristãos não praticam o que pregam. Onde estão as suas obras de caridade?”
Ozanan e os seus 6 amigos, adoptando por patrono S. Vicente de Paulo, o Pai da caridade (que viveu entre 1580 e 1660 praticando uma solidariedade activa durante toda a sua vida), começaram então a procurar os pobres, visitando-os e levando-lhes alimentos, roupas, ajuda, dedicação e a palavra de Deus. È isso que os cerca de 1 milhão de vocentinos de 138 nações, dos quais cerca de 13 mil no nosso país, continuam a praticar.
Na Paróquia a Conferência dos Santos Reis Magos, surgiu em 31 de Julho de 1933, existindo actualmente uma Conferência mista (a Conferência é a célula base de toda a vida da Sociedade de S. Vicente de Paulo).
Com recursos muito parcos, mantêm-se fieis à tradição vicentina, assistindo material e espiritualmente, através de visitas domiciliárias, algumas famílias ou pessoas isoladas da área geográfica da Paróquia.
Para colaborar com os vicentinos da Conferência dos Santos Reis, contacte Moutinha Rodrigues, Maria José ou Maria Clara, através do Acolhimento Paroquial.
O Vicentino, compromete-se a cumprir a vocação e missão da Sociedade de S. Vicente de Paulo,
Com humildade e espírito de pobreza, juventude e alegria;
Com criatividade, dinamismo e ousadia, centrando a sua acção na tradicional visita domiciliária;
Nunca esquecendo que a seu lado pode estar o “seu próximo” (aquele que mais precisa de nós)