Catequese de Adolescentes

Na Comunidade Paroquial, esta actividade está confiada ao Grupo Missão Verbum Dei. Este Grupo de Missão tem a vocação específica de apoiar na fé todos aqueles que desejam aprofundar a sua vida cristã através da Palavra de Deus, da celebração responsável dos Sacramentos e da acção comunitária e partilha de vida e de bens.

A formação dos adolescentes e jovens tem várias etapas: até aos 17 anos, dos 17 aos 20 e jovens com mais de 20 anos. São grupos de aprofundamento de fé e partilha de vida.

A formação estende-se também a grupos de namorados e de noivos, grupos de casais e famílias, centrados na oração e partilha comunitária da fé, à luz da vida familiar.

São ainda, instrumentos de evangelização dos jovens:

  • A organização de retiros de formação, convívio e oração: retiros de silêncio ou escola da Palavra de Deus, ou escola de apóstolos ou ainda de revisão de vida e oração.
  • Os encontros de universitários, nas várias faculdades. (A paróquia abrange a cidade universitária)
  • A preparação de forma organizada, dos jovens para os sacramentos do Baptismo, da Confirmação e do Matrimónio.
  • A edição de um jornal mensal (Jornal Jovem) e dos cadernos de oração.

Para mais informações contacte o Grupo Missão Verbum Dei, através do Acolhimento Paroquial , ou consulta a sua Home Page.

Sobre o papel da Catequese no processo de evangelização, veja  o Documento da Conferência Episcopal Portuguesa: Orientações para a Catequese