Catequese

Na catequese paroquial as crianças e jovens conhecem Jesus, a Igreja e a sua missão. Ao longo do percurso vão desenvolvendo uma amizade cada vez mais profunda com Cristo e vão sentindo que a fé se vive e se desenvolve em comunidade: na paróquia e na Igreja.  Uma das preocupações da catequese no Campo Grande é fazer a ponte entre o que se acredita e o que se vive, sabendo que só assim seremos verdadeiros cristãos.

MAIS DO QUE UM CURSO, A CATEQUESE É UM PERCURSO

O percurso de Catequese que habitualmente propomos, começa aos 6 e vai até aos 14 anos. Desta forma acompanhamos no tempo da infância e da adolescência numa caminhada de fé que vai a par dos outros aspectos do desenvolvimento humano e que coincide com os momentos da celebração dos sacramentos da Iniciação e Reconciliação. Terminada esta etapa, os jovens são apresentados aos Grupos de Jovens Fraternos, da paróquia, onde podem continuar o seu aprofundamento.

Acreditamos que a catequese não deve ser comparada a uma aula. O nosso projecto não é ensinar um programa e verificar se os alunos o aprendem. Na catequese paroquial as crianças e jovens conhecem Jesus, a Igreja e a sua missão, a partir do testemunho dos catequistas. Ao longo do percurso vão desenvolvendo uma amizade cada vez mais profunda com Cristo e vão sentindo que a fé se vive e se desenvolve em comunidade: na paróquia e na Igreja.  Uma das preocupações da catequese no Campo Grande é fazer a ponte entre o que se acredita e o que se vive, sabendo que só assim seremos verdadeiros cristãos.

UMA COMUNIDADE, UMA FAMÍLIA

Anualmente, frequentam a catequese cerca de 600 crianças, acompanhadas por uma equipa de cerca de 100 catequistas. Apesar de sermos tantos, procuramos constituir grupos pequenos, que se distribuem ao longo da semana. A coordenação é feita pelo pároco em conjunto com a equipa coordenadora, que reúne semanalmente procurando acompanhar catequistas e grupos, propor acções de formação e, constantemente, adequar o projecto catequético à actualidade.

As catequeses são preparadas em equipa. Os coordenadores têm em atenção uma boa interiorização da catequese por parte dos catequistas, para que a mensagem  seja um testemunho vivido da própria fé.

A FAMÍLIA ENCONTRA-SE, CELEBRA, FAZ FESTA

O momento da MISSA é inseparável do percurso feito em grupo. Acreditamos que a caminhada da criança fica prejudicada sem a participação frequente e alegre na Eucaristia de Domingo, onde as famílias se encontram para escutar a Palavra, partilhar a fé e comungar o Pão da Vida.

A Eucaristia semanal das famílias da catequese, realiza-se aos domingos de manhã, num ambiente adaptado às crianças, de alegria e festa. As famílias que têm filhos pequenos são bem-vindas porque ninguém se incomoda com o barulho e a agitação que são próprios das crianças. 

PROPOSTAS ADEQUADAS A DIFERENTES REALIDADES

Uma das preocupações da catequese no Campo Grande é a de termos propostas diferenciadas que envolvam os pais e os filhos em função das etapas em que se encontram. Além do modelo de catequese em que as crianças integram um grupo, que se torna uma verdadeira comunidade de fé, acompanhados pelos catequistas, temos algumas respostas diferenciadas para as famílias que procuram uma experiência diferente e para as crianças que começam o seu percurso mais tarde:

Catequese familiar | Desde 2017, iniciámos um projecto de Catequese Familiar, do 1º ao 3º ano, em que os pais são os principais agentes da transmissão da fé aos filhos, recebendo formação e orientações que os ajudam nesse processo. Um dos aspectos mais referidos na avaliação dos pais é a oportunidade de exporem as suas dúvidas e aprofundarem a própria fé, antes de a transmitirem aos filhos. Acreditamos que, em família, o crescimento na fé acontece muito mais natural e profundamente. Os encontros são quinzenais para os pais e os filhos, em grupos diferentes.

Primeiro Anúncio | Quando as crianças não foram baptizadas quando eram bebés, ou quando se inscrevem na catequese depois dos 8 anos, além de serem integradas no grupo corresponde à sua idade, para fazerem o percurso adequado à sua idade, precisam também de um acompanhamento que as prepare especificamente para o Baptismo e a 1ª Comunhão. Estes encontros são catequeses que apresentam os fundamentos da fé, para que as crianças adquiram as mesmas bases que os seus colegas que entraram mais cedo.

INSCRIÇÕES

Pela primeira vez | os pais devem participar num dos encontros de Acolhimento (habitualmente no mês de Julho e início de Setembro), onde é realizada a inscrição e uma apresentação sobre a proposta da catequese. 

Renovação | a renovação da inscrição faz-se mediante o preenchimento e entrega da ficha de renovação no Acolhimento Paroquial.

HORÁRIOS

1º catecismo | 6 anos – Tradicional: Terça-feira – 18:30 ; Familiar: Domingo – 11:00
2º catecismo | 7 anos – Tradicional: Terça-feira – 18:30 ; Familiar: Domingo – 11:00
3º catecismo | 8 anos – Tradicional: Terça-feira – 18:30 ; Familiar: Domingo – 11:00
4º catecismo | 9 anos – Quinta-feira – 18:30 ; Domingo – 11:00
5º Catecismo | 10 anos – Quinta-feira – 18:30 ; Domingo – 11:00
6º Catecismo | 11 anos – Quinta-feira – 18:30 ; Domingo – 11:00
7º Catecismo | 12 anos – Quarta-feira – 18:30 ; Quinta-feira – 18:30 ; Domingo – 11:00
8º Catecismo | 13 anos – Quarta-feira – 18:30 ; Quinta-feira – 18:30 ; Domingo – 11:00