Funeral do P. Vítor Feytor Pinto será amanhã às 14h. O velório decorre a partir das 18h, na Igreja do Campo Grande

O corpo do Padre Vítor Feytor Pinto, que morreu esta quarta-feira aos 89 anos, estará em câmara ardente na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h desta quarta-feira, dia 6.  Ainda hoje, às 21h30 todos os que desejarem poderão participar numa vigília de oração, a ter lugar na mesma igreja.

Amanhã quinta-feira, dia 7, às 11h30, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente presidirá à missa de corpo presente, também na Igreja do Campo Grande. O funeral seguirá depois para o Cemitério do Alto de São João, onde o corpo será sepultado pelas 14h.

Uma vida ao serviço da Igreja

Nascido a 6 de março de 1932, em Coimbra, Vítor Feytor Pinto contava que tinha apenas 5 anos quando percebeu que queria ser padre. Foi ordenado a 10 de julho de 1955, num dia “muito bonito”, como descrevia. Percorreu o País a anunciar o Concílio Vaticano II, que sabia de cor e com o qual viveu entusiasmado ao longo da vida.

Em 1982, foi o principal responsável pela organização da visita do Papa João Paulo II a Portugal, “quatro dos dias mais felizes” da sua vida, como contou.

Foi coordenador da Pastoral da Saúde e trabalhou na luta contra a droga, primeiro como alto-comissário do Projeto Vida e mais tarde como presidente do conselho de administração do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.

Tornou-se pároco da Igreja do Campo Grande em Lisboa, em 1997, onde esteve durante 20 anos. Morreu esta quinta-feira, dia 6 de outubro, na sequência de vários problemas de saúde. Há quatro anos contou que o que desejava era “merecer o céu”. “Quero chegar à casa de Deus, ao banquete prometido pelo profeta Isaías”, disse.

DOCUMENTOS

Vigília de Oração |  Paróquia do Campo Grande 6out2021

Missa Exequial_Homilia Cardeal-Patriarca de Lisboa (Audio)

Missa Exequial_Texto Pós Comunhão_Paroquianos