Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, com a Coroação da Imagem
Virgem Imaculada, Rainha de Portugal, Mãe Santíssima, a Paróquia do Campo Grande, está hoje a teus pés, na confiança que só os filhos que se sabem incondicionalmente amados podem depositar numa mãe.
Salve, Rainha do nosso coração, pedimos que nos conduzas a Cristo, que nos ensines a amar com a entrega e a simplicidade de que tu és o exemplo perfeito, que nos acolhas na ternura do teu abraço.
Tu, Mãe, fazes parte da história do nosso país e das nossas vidas, e ocupas no trono do nosso coração o teu lugar de Rainha. Ampara a nossa fé para que não esmoreça entre tantos confrontos e dificuldades do presente, nem se esvazie de alegria perante a incerteza do futuro.
* Consagramos-te a Paróquia do Campo Grande, onde tanto da nossa vida cresce e se fortalece. Para que nos guies no caminho da santidade, nos tornes firmes na fé, sólidos na esperança e generosos na caridade. Ensina-nos a ser um oásis de misericórdia, testemunho vivo de vida nova, em Jesus Cristo, sempre firmemente unidos ao Papa e ao nosso Patriarca, que queremos escutar como pais e pastores.
* Consagramos-te os nossos sacerdotes, Hugo, Vítor, António e João, para que se entreguem com confiança e sem limites à sua vocação e sejam servidores como Tu foste serva, felizes no seu dom. Ampara-os nas suas lutas, ilumina-os nas suas dúvidas, defende-os das tentações e do espírito do mundo e consola-os nas injustiças.
* Consagramos-te os religiosos e religiosas que vivem na área da Paróquia. Alimenta-os na sua vocação, para que sejam sempre uma manifestação visível do céu na terra. Que a sua vida seja para nós fermento de virtude e encorajamento à entrega radical ao amor do teu Filho.
* Consagramos-te as nossas famílias. Elas são a realização do amor humano e a sementeira de uma nova humanidade. Nelas há luz e sombras, força e feridas, investimento e fracassos. Revela-lhes o verdadeiro segredo do amor. Torna-as fortes na fidelidade, generosas na fecundidade. Ajuda-as a ser o berço onde nasce a fé, mas ensina-as a valorizar a beleza da comunidade. Ajuda-as a viver centradas em Jesus, ensina-as a perdoar e a descobrir que há mais alegria em dar do que receber.
* Consagramos-te os nossos jovens. Cativa-os, enche-lhes o coração de sonho e luz, apaixona-os de ti, porque contigo eles vencerão dúvidas e hesitações, valorizarão o que de mais íntimo e profundo há nos seus corações e serão testemunhas intrépidas do amor e da verdade.
* Consagramos-te toda esta parcela da nossa cidade, os que assumem responsabilidades e os que se demitem delas, os que não são crentes ou adoram a Deus noutra religião. Os que se sentem perdidos, feridos, sós, abandonados. Os que não se sentem acolhidos por nós e os que escolheram afastar-se. Só tu sabes como ajudá-los, só tu podes tocar-lhes o coração, só tu podes chamá-los de volta a casa e ajudá-los a terem a simplicidade de procurar resposta para as suas inquietações.
Virgem Imaculada, a teus pés, entregamos as nossas alegrias e tristezas, as nossas acções de graças e as nossas súplicas, o que somos, o que temos, o que vivemos. Lembra-te que somos teus filhos. Ensina-nos a amar-te como Mãe.
8 dezembro 2017