Dois dos temas fundamentais do Evangelho são a conversão e a confiança. É importante compreender que se completam. Desde o princípio da Sua pregação, Jesus pede aos homens que se convertam, isto é mudem a vida. Isto não significa um pessimismo, muito menos a ideia de que nós somos apenas podridão e pecado. Na conversa com Nicodemos, Jesus explica que «Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu o seu Filho único; não O enviou para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele (Jo. 3/16-17). Na última Ceia, explica mais: não nos trata como servos, mas como amigos, «porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; e tudo o que ouvi de meu Pai vo-lo dei a conhecer» (Jo. 15/15). Podemos então entender: o chamamento à conversão não é a imposição de quem manda, é o apelo de quem ama e quer uma transparência maior. O mal do pecado não é fundamentalmente, ser uma infração e uma ofensa; é ser um obstáculo ao amor. A conversão é, antes de mais, um acontecimento pessoal; mas pode ser proposto como projeto comunitário, e é o desafio da Quaresma.

A 1ª leitura é um texto arcaico, que remonta ao tempo de Moisés: a oferta dos bens da terra como sinal de gratidão, a libertação do Egipto como exemplo das graças de Deus. É claro que Deus não precisa das nossas ofertas, é claro que não podemos comprar a generosidade de Deus com as nossas dúvidas. A oferta é um símbolo e tem valor pedagógico: pretende ser sinal do nosso dom interior e é um apelo a que não desistamos de ser generosos, para com Deus e para com os irmãos.

A 2ª leitura recorda que a fé tem uma face exterior e uma face interior. Tem de começar no coração, mas deve transformar a vida.

O Evangelho fala das «tentações». Como sublinha Dostoiewski, assistimos ao embate duma inteligência prática e profunda contra o desconcertante amor de Deus. Se podes mais do que os homens, diz o demónio a Jesus, usa o teu poder para matar a fome, a tua e a dos teus irmãos; deslumbra os homens com milagres, a ponto de que te sigam sem dúvidas; sobretudo, não te esqueças de que nenhuma obra grande é possível se não tiveres o controlo do poder político e da riqueza. Jesus recusa as três propostas e o demónio deve ter ficado desconcertado: não era ainda o seu rival, estava diante de um iluminado sem futuro. Dostoiewski comenta que nós é que somos adeptos e aliados do «outro». Mandar nos homens em nome de Deus, obriga-los a cumprir programas, povoar-lhes a imaginação de fantasias piedosas, dar-lhes a segurança duma rédea curta, foi demasiadas vezes o projeto de pessoas e de grupos na Igreja.

Este texto do Evangelho tem sequência. Neste dia, Jesus disse que não estava disposto a empenhar o sobrenatural para comprar a riqueza do mundo, o poder, a simpatia dos homens. Ao longo da Sua pregação vai mostrar que nenhuma destas cisas tem valor para Ele.

Pe. João Resina in "A Palavra no Tempo"

MISSA

I LEITURA – Deut 26, 4-10

A oferta dos bens da terra em acção de graças.

Leitura do Livro do Deuteronómio
Moisés falou ao povo, dizendo: «O sacerdote receberá da tua mão as primícias dos frutos da terra e colocá-las-á diante do altar do Senhor teu Deus. E diante do Senhor teu Deus, dirás as seguintes palavras: ‘Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egipto com poucas pessoas, e aí viveu como estrangeiro até se tornar uma nação grande, forte e numerosa. Mas os egípcios maltrataram-nos, oprimiram-nos e sujeitaram-nos a dura escravidão. Então invocámos o Senhor Deus dos nossos pais e o Senhor ouviu a nossa voz, viu a nossa miséria, o nosso sofrimento e a opressão que nos dominava. O Senhor fez-nos sair do Egipto com mão poderosa e braço estendido, espalhando um grande terror e realizando sinais e prodígios. Conduziu-nos a este lugar e deu-nos esta terra, uma terra onde corre leite e mel. E agora venho trazer-Vos as primícias dos frutos da terra que me destes, Senhor’. Então colocarás diante do Senhor teu Deus as primícias dos frutos da terra e te prostrarás diante do Senhor teu Deus».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIA -L Salmo 90 (91), 1-2.10-15 (R. cf. 15b)

Refrão: Estai comigo, Senhor,
no meio da adversidade. Repete-se

Tu que habitas sob a protecção do Altíssimo
e moras à sombra do Omnipotente,
diz ao Senhor:
«Sois o meu refúgio e a minha cidadela:
meu Deus, em Vós confio». Refrão

Nenhum mal te acontecerá,
nem a desgraça se aproximará da tua tenda,
porque Ele mandará aos seus Anjos
que te guardem em todos os teus caminhos. Refrão

Na palma das mãos te levarão,
para que não tropeces em alguma pedra.
Poderás andar sobre víboras e serpentes,
calcar aos pés o leão e o dragão. Refrão

Porque em Mim confiou, hei-de salvá-lo;
hei-de protegê-lo, pois conheceu o meu nome.
Quando Me invocar, hei-de atendê-lo,
estarei com ele na tribulação,
hei-de libertá-lo e dar-lhe glória. Refrão

II LEITURA – II Rom 10, 8-13

«Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor e se acreditares no teu coração que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: Que diz a Escritura? «A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração». Esta é a palavra da fé que nós pregamos. Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor e se acreditares no teu coração que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo. Pois com o coração se acredita para obter a justiça e com a boca se professa a fé para alcançar a salvação. Na verdade, a Escritura diz: «Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido». Não há diferença entre judeu e grego: todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que O invocam. Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Palavra do Senhor.

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO –  Mt 4, 4b

Refrão: Glória a Vós, Jesus Cristo, Sabedoria do Pai. Repete-se

Nem só de pão vive o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Refrão

EVANGELHO – Lc 4, 1-13

As tentações no deserto.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo Diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. O Diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’». O Diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-Lhe num instante todos os reinos da terra e disse-Lhe: «Eu Te darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser. Se Te prostrares diante de mim, tudo será teu». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’». Então o Diabo levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, atira-Te daqui abaixo, porque está escrito: ‘Ele dará ordens aos seus Anjos a teu respeito, para que Te guardem’; e ainda: ‘Na palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra’». Jesus respondeu-lhe: «Está mandado: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». Então o Diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo.
Palavra da salvação.