VISITA PASTORAL – A MISSÃO NO CENTRO DE TODA A VIDA CRISTÃ
Queridos paroquianos,
Na Abertura da Visita Pastoral à nossa Vigararia IV, que aconteceu no passado dia 17 de Outubro, o Senhor Patriarca encontrou-se com os agentes de pastoral de todas as paróquias, para contextualizar as motivações desta visita e dar início a este tempo que vivemos como Igreja na cidade, na oportunidade de nos encontrarmos, conhecermos, partilharmos experiências e celebrarmos juntos a fé que nos une.
Conversão missionária da Igreja
Na comunicação dirigida a todos os presentes, o Senhor Patriarca enfatizou o que foi o desafio lançado pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium, dizendo a todos os presentes que “conversão missionária da Igreja é o objectivo da Igreja actual”. Não se trata apenas de um programa transitório, mas de uma identidade profunda que é preciso adquirir e manter. Não se trata apenas de programação de actividades, mas de fazer com que “não haja família, paróquia ou instituto religioso, que não haja nada que se chame Igreja que não tenha preocupação missionária”.
A Família como protagonista
Célula fundamental da Igreja, D. Manuel Clemente sublinhou a importância da Família como protagonista da Missão: “O Concílio Vaticano II oficializou a designação das famílias como Igrejas Domésticas. Porque em cada Família, à volta do sacramento do Matrimónio, da missão específica que esse sacramento dá aos esposos, também a Palavra de Deus é anunciada; muitas vezes a catequese inicial é feita aí, pela maneira como se vive entre os membros da família, também se pratica a caridade, também se olha pela felicidade dos outros parentes. A própria experiência da Família é uma experiência eclesial, porque congrega todos estes elementos e também a dimensão missionária”. Convém repetir estas acções que fazem da Família uma verdadeira Igreja Doméstica, para não as esquecermos: anunciar a Palavra, transmitir a fé e viver o Amor, tudo isto no seio da família.
A pensar nesta tónica que é dada pelo Senhor Patriarca e que já era um dos caminhos apontados pelo Sínodo Diocesano, pedimos a dois casais que assegurassem um trabalho de coordenação das actividades da Pastoral Familiar: a Maria João e o Gonçalo Botelho de Sousa e a Graça e o Francisco Sousa Soares, a quem muito agradecemos a disponibilidade e entusiasmo. Como poderão ver no programa da Visita Pastoral à Paróquia do Campo Grande, haverá um Encontro dos Casais com o D. Joaquim Mendes, para o qual vos convidamos a todos! Não deixem de vir!
Tempo de ser mais
Falando ainda das oportunidades que o tempo presente traz para a Igreja, o Senhor Patriarca afirmou que este é um tempo “de formar ou acrescentar unidades que sejam verdadeiras redes de relações fraternas: “mais participativas, mais coresponsabilizadas, mais motivadas, mais activadas nas suas instâncias de participação”.
Quanto ao Campo Grande, este é um tempo de aprofundarmos o que já somos, chegando mais longe no que já fazemos, aventurando-nos no que nunca tentámos, buscando a novidade que sempre brota das palavras de Jesus.
P. Hugo Gonçalves
PROGRAMA DA VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DO CAMPO GRANDE
31 Outubro | terça-feira
17h00 | Acolhimento do Senhor Bispo Visita às instalações
19h00 | Missa
21h30 | Encontro com os Agentes da Pastoral
1 Novembro | quarta-feira
14h00 | Visita a idosos e doentes
16h30 | Encontro com os sacerdotes e religiosos na área da Paróquia
19h15 | Missa e Encontro com os Grupos de Jovens
2 Novembro | quinta-feira
14h30 | Visita às Irmãs de São Vicente de Paulo
17h00 | Visita ao Bairro das Murtas
19h00 | Missa
21h00 | Encontro com os Núcleos Católicos de Estudantes da área da Paróquia
3 Novembro | sexta-feira
14h30 | Visita ao Centro Social Paroquial
17h30 | Visita à Universidade Lusófona
19h00 | Missa
21h30 | Encontro com casais
4 Novembro | sábado
15h00 | Encontro com a catequese
17h00 | Reunião com o Conselho Económico
19h00 | Missa
20h00 | Jantar com a Equipa Sacerdotal
5 Novembro | Domingo
10h00 | Missa e Visita ao Bairro das Fonsecas
12h00 | Missa de encerramento presidida por D. Joaquim Mendes
13h30 | Almoço com Agentes de Pastoral
16h00 | Concerto comemorativo com o Coro Lisboa Cantat, na Aula Magna